Entrando na Espiritualidade
No instante da morte, o Espírito não se desliga subitamente. Essa separação se faz pouco a pouco, com demora variável de indivíduo para indivíduo, dependendo das suas paixões materiais. Para alguns essa separação é mais ou menos rápida, todavia para aqueles tiveram uma vida toda material e sensual, o desprendimento é muito mais demorado, levando alguns dias ou até semanas. Isso não quer dizer que o corpo mantenha alguma vitalidade, e que exista a possibilidade da vida voltar.
Quanto mais longe da espiritualidade o ser tiver vivido, mais difícil se torna a separação, por causa da identificação muito grande do corpo com a matéria. Nos seres que são moral e intelectualmente elevados, e que tem pensamentos elevados, o desprendimento é muito simples, e já começa mesmo durante a vida corpórea. Para eles a morte é instantânea. Um presente da Natureza.
Entrando na vida espiritual, a verdadeira vida de todos, a alma que praticou o mal aqui, ficará envergonhada de o haver feito. Para o justo, tudo é diferente. Ele se sente aliviado por ter perdido o peso da prisão em que se encontrava, sorri, e não receia nenhum olhar que o reprova. As pessoas que gosta, já desencarnadas, estarão ao seu lado para recepcioná-lo.