O mundo virtual e o real

O jovem estava pálido, as olheiras eram facilmente vistas.

Em vão os pais tentavam tirar-lhe da frente do computador; há muito que o jovem vivia apenas o mundo virtual, esquecendo os amigos, as brincadeiras, as alegrias e tristezas da realidade.

Justificava aos pais:

- Aqui no micro eu me sinto à vontade, pois os amigos virtuais me respeitam e não preciso lidar com quem não gosto.

Lamentável o exagero desse garoto, está se enganando, porém, cedo ou tarde terá de se encontrar com a realidade.

A propósito, você já se pegou somando 5+5 na calculadora do micro, acordou de madrugada apenas para ler e mails, ou então chamou seu colega da mesa ao lado para almoçar pelo msn?

Se essas são uma constante em sua vida, sinto em informar, mas você pode estar se tornando um dependente tecnológico.

Mas fique tranqüilo, a cura existe e exige apenas que tenhamos o bom senso de não trocar o mundo real pelo virtual.

Pois sim, caro leitor, a tecnologia, não obstante a toda maravilha que nos proporciona, se exagerada na dose, pode nos atrapalhar, causando inclusive dependência.

Mas por que podemos viciar de tal forma no mundo virtual que venhamos mesmo a esquecer do mundo real?

Porque o mundo virtual é prazeroso, salvo exceções, nele encontramos amigos que não víamos há tempos, matamos saudade, conhecemos novas pessoas, nada de repreensões, tudo muito agradável, sendo sempre um convite para cada vez mais nos entregarmos.

Sem contar que no mundo virtual nos soltamos mais, e a comum timidez dá lugar à desenvoltura, afinal, o micro nos protege daquele temeroso olho no olho.

Salutar então que aproveitemos essa facilidade que a tecnologia nos faculta.

Todavia, não podemos esquecer que também há o mundo real, e é neste mundo que mais nos aprimoramos como seres humanos. É no mundo real que encontramos mais de perto as diferenças e com ela aprendemos, que convivemos com quem não temos tanta afinidade, que somos impelidos a exercitar a paciência, compreensão, tolerância.

O mundo real é o concreto, o virtual o sonho!

Com o mundo virtual relaxamos, com o real aprendemos, exercitamos, uma troca importante, uma interação interessante, que se bem dosada só nos amadurece.

É no mundo real também que experimentamos grandes alegrias, porquanto nada substitui o olho no olho, o abraço apertado, o toque e a energia que exala o momento em que duas criaturas afins estão frente à frente.

Importante lembrar: a tecnologia veio para nos facilitar as coisas, promovendo o progresso, encurtando caminhos, dinamizando processos, é ela – tecnologia - uma fascinante ferramenta para nos aproximar das pessoas. Veio atingir justamente onde o mundo real, por motivos óbvios de distância e outras coisas mais, não consegue atingir, ou seja, a tecnologia veio para somar, agregar, jamais substituir.

O mundo virtual é um complemento do mundo real, jamais seu substituto.

Justo então dar ao mundo virtual seu verdadeiro valor para que não venhamos a nos esconder da realidade, da vida e das pessoas que nos rodeiam.

Pensemos nisso.

Wellington Balbo
Enviado por Wellington Balbo em 09/02/2007
Código do texto: T375032