Por quê?

Por que apoio Karina Silva?

Wilson Correia

Hoje fui indagado sobre a razão pela qual apóio Karina Silva.

Minhas razões são de longa data. Toda a minha formação política se deu no contexto em que o Partido dos Trabalhadores (PT) era o líder.

Lá, então, na minha adolescência, fazíamos a “leitura” do capitalismo. Um “Raio-X” que me mostrava a inumanidade desse sistema, sua ética da morte, sua espoliação aos mais pobres, sua expropriação do trabalho e do trabalhador, da trabalhadora.

Mantivemos práticas de análise de conjuntura e de necessidade de transformação das estruturas capitalistas até o ano de 2002, ano em que o PT escreveu, publicou e começou a colocar em prática os compromissos adesistas à lógica capitalista.

Depois disso, sabemos, assistimos ao PT no poder. Uma lástima e uma decepção, porque, no poder, o PT não fez mais que um servidor voluntário da lógica do capitalismo excludente e abutre da morte de milhares/dia de seres que nada fazem além de produzirem riquezas socialmente possibilitadas.

Nesse contexto, o personalismo de Lula em Brasília (que indicou um poste para ser presidenta e que logrou êxito, o mesmo que asfixiou a luta de alunos, professores e técnico-administrativos federais), de Jacques Wagner na Bahia (que humilhou professores e professoras até não mais poder) e de Valmir Sampaio em Amargosa (que se isolou em si mesmo e que pensou e pensa estar acima de pessoas, instituições e até mesmo do bom senso) me fez pensar melhor neste ano de eleições.

Então, se a democracia requer rotatividade no poder, Karina significa mudança. Se a democracia pede diálogo constante entre instâncias estatais e ocupantes de cargos públicos, Karina é conversa. Se a democracia pede perfil histórico, Karina é legado. Se democracia é honradez, Karina é dignidade. Se democracia exige unimultiplicidade, Karina é mulher, o elemento feminino que pode, e pode arejadamente, criar espaços para todos nós.

Por tudo isso –além de simplicidade, olho-no-olho, coração no coração, vida na vida, bons propósitos, programa de governo sintonizado com as necessidades do povo– estou apoiando Karina.

Creio que, pedagogicamente falando, é bom para o PT ir à derrota nestas eleições. Ele precisa voltar a se alimentar das carências, das necessidades e das vontades do soberano que é o povo. Precisa reaprender a não tratar o povo com pão e circo, mas com políticas públicas de Estado, realmente republicanas, que libertem porque dão ao cidadão e à cidadã o caminho da autonomia, da autodeterminação e do senhorio de si.

O PT precisa se libertar da quantidade fajuta para se entregar à qualidade que faz o ser humano ser mais gente, mais humano, mais feliz.

Por que vejo em Karina essa possibilidade, a ela meu afeto, meu apoio e o pouco que sei e posso fazer.

Karina Silva: só os valores femininos podem nos humanizar!

Prof. Dr. Wilson Correia.

Professor Adjunto no Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.