Mensagem a Educadores

Eu costumo dizer sempre: o dia amanhece, as pessoas acordam para a labuta diária, mas infelizmente continuam "dormindo".

Todos os dias a vida nos proporciona um espetáculo, nem um dia é igual ao outro. Em um, uma rosa dá a graça de apreciarmos seu botão tão bem entrelaçado, em outro ela mostra sua excelência ao abrir e exalar seu perfume. São essas pequenas cenas que passam despercebidas, mas que são essenciais para dar sabor à vida.

Espero que num futuro próximo os seres humanos, ao se cruzarem, percebam mais a fisionomia do outro, pare para um aperto de mão, para uma conversa que há tempos ficou esquecida. Isso não é utopia, é esperança.

Gosto sempre, logo no início de minhas aulas, na escola em que leciono, fazer dinâmicas de integração, alertar meus alunos para a vida, fazer com que eles percebam que eles não estão sós na sala de aula, muito menos no mundo.

Portanto, que eles comecem desde já aprender o valor da vida, que precisamos um outro para sobreviver, que é necessário dar as mãos em momentos difíceis. Como diz o poeta: Um sonho que se sonha só é só um sonho, um sonho que sonha junto se torna realidade.

E baseada nisso, conclamo a todos os amigos educadores a não guardar seus sonhos, não trancar seus conhecimentos a sete chaves, e sim procurar, a cada dia, compartilhá-los com aqueles que os cercam. Isso é sonhar junto.

OBS: Comentário postado por mim, ao Prof. João Luis, no site Planeta Educação.

Elian Bantim
Enviado por Elian Bantim em 18/10/2012
Reeditado em 15/10/2013
Código do texto: T3939718
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.