Mensagem a Educadores VII

Comentário postado por mim, no site Planeta Educação, em resposta ao artigo do Prof. João Luís, intitulado "101 Experiências de Filosofia Cotidiana"

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

Caro Prof. João Luís,

O presente artigo me fez lembrar do "Mito da Caverna", do Filósofo Platão, onde descreve a situação em que vive a humanidade. Existem pessoas, na minha concepção, que morreram e esqueceram de deitar, de tão acomodadas que são. Pessoas que se recusam a ousar, como bem foi citado no último parágrafo. Pessoas estas que se recusam sair da "caverna" e encontrar o belo, o novo. Mas demos graças, pois ainda restou um prisioneiro curioso que escapa e ensina aos que permaneceram na caverna, sair dela. Infelizmente, eles se recusam a apreciar a beleza da vida, a enxergar o caminho novo, enfim a luz no fim do túnel. Essa alegoria se enquadra muito bem no meio docente. Quantos de nossos amigos professores se recusam sair do seu "mundo", a caminhar diferente, a mostrar aos alunos que a vida não é feita apenas de suas sombras, de imagens inertes, que eles são protagonistas do mundo em que vivem, e nós, educadores, somos responsáveis na formação desses cidadãos críticos e conscientes. Veja a responsabilidade que temos em nossas mãos. Portanto, caro professor, vamos torcer para que alguns dos nossos amigos tenham curiosidade e sede de aprender. Se tiverem, com certeza descobrirão um grande universo à sua volta.

Profa. Elian Bantim

Elian Bantim
Enviado por Elian Bantim em 27/10/2012
Reeditado em 29/08/2013
Código do texto: T3955316
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.