Fonte da juventude.

Desde eras remotas o homem persegue a juventude, procurando por uma poção mágica que o deixe longe das rugas do tempo.

No século III a. C. o herói e rei sumério Gilgamesh procurou em vão por uma fonte mágica que pudesse imortalizar o homem, deixando-o em eterna juventude, no entanto, nada encontrou o herói. Na Grécia antiga encontramos a deusa Hera que banhava-se na fonte de Calatos, a fim de ficar sempre linda e jovem para seu esposo Júpiter.

A luta pela juventude eterna também seduziu grandes conquistadores como Alexandre Magno - (356 a. C. - 323 a. C.), não obstante a esmerada educação ministrada pelo sábio Aristóteles, Magno também deixou se envolver pela vontade de ser eternamente jovem, belo e conquistador, o célebre rei da Macedônia também não encontrou a fonte da juventude, e veio a falecer de febre, ainda jovem, aos 33 anos.

Mais adiante nos deparamos com a figura de Juan Ponce de León (1460-1521), um marinheiro espanhol, amigo de Cristóvão Colombo, que certa vez ouviu dos indígenas a história de uma fonte que rejuvenescia as pessoas que de sua água bebessem. Ponce de León procurou obstinadamente pela fonte da juventude na região da Flórida – EUA. Não encontrou a fonte e morreu aos 61 anos, em Havana – Cuba.

A modernidade porém, veio em nosso socorro e parece ter encontrado a fonte da juventude nas academias e nas salas dos cirurgiões plásticos. Em entrevista a um canal de televisão, questionada sobre o segredo de sua juventude, a atriz global Suzana Vieira, afirmou: “O segredo de minha juventude é um cirurgião plástico competente”.

A ciência hoje, com seus incontáveis métodos de rejuvenescimento, faz maravilhas.

Puxa aqui, estica lá... lipoaspiração, botox, malhação, silicone...

Cirurgias plásticas tornam homens e mulheres mais belos. As rugas indesejadas já estão sendo combatidas pela tecnologia que avança a largos passos. A imagem da vovó fazendo tricô na cadeira de balanço, e do vovô contando histórias para os netinhos, perde espaço para jovens vovôs e vovós prontos a encarar radicais aventuras.

São os novos tempos, tempos da modernidade e beleza... Viva os cosméticos e academias!

Novos tempos porém, que só se modificaram nas aparências. Para alguns a velhice das idéias ainda permanece, felizmente que não é regra e há muitas exceções.

Por isso, forçoso admitir que a juventude, tanto procurada pelo homem, reside mais na alma do que no corpo físico.

Não raro, belas pessoas, jovens ainda, ou nem tão jovens, mas que afugentaram os tão indesejáveis efeitos do tempo com as novas técnicas de embelezamento, permanecem com idéias velhas, caducas, que remontam à Idade Média.

Pena de Morte, aborto, superioridade das raças, preconceito religioso, são algumas das teses defendidas por esses “belos jovens velhos”.

O preconceito os faz olhar o mundo sob a lente de antigos paradigmas que lhes impedem de rejuvenescer à alma. Mudanças interiores? De forma alguma, essas mudanças vêm sem anestesia, portanto, doem muito. Mudanças apenas as exteriores, que sobretudo causam boa impressão aos olhos dos outros.

É o jovem velho homem, que espantou as rugas do tempo, mas escravo é das rugas do espírito.

Que bom será quando as idéias se rejuvenescerem junto com as aparências, e a lipoaspiração tocar também o coração, queimando o preconceito, a mágoa e a inveja.

Quê se tornem joviais as idéias, modificando as formas de ver o mundo, a vida e as pessoas, tirando as rugas do egoísmo, fazendo rejuvenescer também o espírito em torno do Bem e da Verdade.

A tão procurada fonte da juventude se encontra em nós mesmos, a partir do momento que nos dispusermos a desbravar nosso íntimo iremos nos deparar com um mundo novo, mais jovem e acessível às mudanças naturais impostas pelo tempo.

Os cabelos brancos já não causarão repudio, serão pois, sinais de charme e sabedoria. A idade que avança será vista como sinônimo de experiência amealhada nos palcos da vida, causando admiração, e não passaporte para uma vida semi vegetativa que desperta piedade e tristeza, fazendo muitos terem pavor de ver a idade avançar.

Fique claro entre nós, quê rejuvenesça o corpo! tudo a favor da beleza, do corpo bem definido, da estética, porém, que venha junto o rejuvenescimento da alma, modificando antigos padrões mentais, porque será banhando nosso Ser com a juventude da mudança, que teremos um sorriso mais belo, uma alma mais sábia, um olhar mais sereno, que repercutirão em saúde, proporcionando-nos um corpo mais disposto e jovial, a refletir a beleza que exala nosso espírito.

Pensemos nisso.

Wellington Balbo
Enviado por Wellington Balbo em 06/03/2007
Código do texto: T403344