FELIZ 2014!

II Crônicas 9: 13 – “E era o peso do ouro, que vinha em um ano a Salomão, seiscentos e sessenta e seis talentos de ouro...”

Depois de termos comemorado o nascimento de Jesus, o Rei da Paz, posso acreditar que a Paz está em sua casa, em sua vida, na vida de seus queridos amigos e familiares.

O Natal já passou, as comemorações referentes já acabaram, mas as festas e aspirações de algo novo ainda não passaram. Estamos todos na expectativa de mais um Ano Novo. O que teria de novo, um ritual que se repete ano após ano por séculos, neste que se aproxima? O que será diferente do que já passou?

Porventura não estaremos, nestes últimos dias do ano em curso, esperando por algum milagre em nossa vida? Milagre de finanças, milagre de amor, milagre de paz?

Salomão, numa ocasião, quando teve oportunidade de escolher ter posses, escolheu ser sábio e conhecedor das grandezas de seu Deus e Senhor e, para isso, fez de tudo para ser um obediente e fiel servo. Poderia ter escolhido as riquezas, mas escolheu ser o servo! O que serve, o que faz, o que age para e pelos outros. Nisso ele foi abençoado e grande entre os povos da época, a ponto de receber presentes de todos os lados em gratidão à sua decisão de ser benção para os outros. Todos, reis e simples homens e mulheres, queriam ter a oportunidade de estar perto de Salomão, pois ele representava benção, sabedoria e a presença de Deus junto a eles. A prosperidade lhe veio como consequência disso. Todos queriam presenteá-lo porque recebiam dele o seu melhor.

Podemos notar, pelo texto que coloquei acima para ilustrar essa mensagem, que a prosperidade veio aos montes para Salomão, não como consequência de busca gananciosa, mas como dádiva por sua generosidade e respeito adquirido com sua vida reta e de dedicação às obras de construção de uma grande nação. Construiu o templo e muitas cidades. A história seria outra se Salomão não tivesse existido.

Sua prosperidade poderia ser medida em talentos de ouro. Ora, os seiscentos e sessenta e seis talentos de ouro, referidos no texto, equivalem a mais ou menos vinte toneladas de ouro, e isso por ano! Sem contar o que recebia em outros presentes, que não eram de ouro!

Resolvi falar de Salomão para enfatizar que, nestes dias finais de 2.013, poderíamos fazer diferente dos anteriores. Invés de ficar buscando por riquezas, porque não confiar a Deus nossa vida, nossa segurança familiar e profissional?

Normalmente, em todas as igrejas, é costume fazer listas de sonhos e desejos para realizar no ano que entra. O que está pensando em colocar na sua lista? Você tem coragem de confiar no Senhor a sua vida, como fez Salomão, e esperar pelo resultado de seu trabalho e de suas ações abençoados?

Não quero, nesta mensagem, cobrar atitudes. Só gostaria de lhe dizer que nosso Senhor está conosco, querendo participar de nossos planos e sonhos para o ano que está chegando. Cabe a cada um dar a Ele o seu lugar devido. Ele não quer nada custoso a não ser o compromisso de fazer, neste ano que vem aí, as coisas que se enquadrem nos princípios de justiça e de amor para com o seu semelhante. Propósitos de retidão diante de Deus e dos homens!

Feliz Ano Novo para você e para todos os seus familiares. Sei que Deus está olhando com muito carinho para você e quer estar do seu lado por mais um ano. Boas festas!

João Carlos da Silva
Enviado por João Carlos da Silva em 31/12/2013
Código do texto: T4631483
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.