MEU LADO CERTO É O AVESSO!

Resumo de uma palestra que ministrei em uma congregação religiosa dias atrás.

Texto básico: Mateus 15: 17-20

“Ainda não compreendeis que tudo o que entra pela boca desce para o ventre, e é lançado fora?

Mas, o que sai da boca, procede do coração, e isso contamina o homem.

Porque do coração procedem: os maus pensamentos, mortes, adultérios, fornicação, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias. São estas coisas que contaminam o homem; mas comer sem lavar as mãos, isso não contamina o homem”.

Introdução:

Toda vez que uma costureira vai fabricar uma calça ou outra peça qualquer, a primeira coisa que ela faz é identificar o lado direito e o lado do avesso do tecido. Por quê?

• O lado direito já diz tudo é direito e o avesso parece ser o errado, nessa situação. Vai ficar feio se fizer do lado avesso!

• Depois disso a costura é feita pelo lado Avesso para dar acabamento no lado direito.

• Uma vez pronta a peça, ela fica bonita do lado direito e é o que vai ficar aparecendo para quem olhar. O avesso ficará escondido sempre.

• No avesso ficam escondidos: bolsos, costuras, etc.

• O lado direito é para os outros verem e o avesso é para ficar escondido!

• Quem conhece o avesso?

Claro que não viemos aqui para ensinar vocês a costurar, creio que aqui pode até ter alguém muito mais capacitado nisso. Mas o que me ocorreu quando fui convidado a estar aqui falando com a igreja, depois de algum tempo pedindo a Deus que me desse uma palavra especial, a única palavra que me vinha à cabeça insistentemente era Avesso. Aquietei, pois tinha o tema para falar, mas o que tem de importante nessa palavra? Orando e meditando nisso, Deus me mostrou a importância do Avesso.

Avesso, aqui considerado, é o nosso “eu interior”, esse que ninguém vê, que na maioria das vezes não queremos mostrar também. Todos conhecem o meu lado direito, o lado mais bonito, o lado que eu preparei para mostrar. Para entendermos melhor isso vamos fazer uma simulação aqui.

Dinâmica:

Chamar cinco pessoas para representarem o avesso, com os seguintes nomes: maldade, tristeza, promiscuidade, injustiça, infidelidade.

• Todos ficam de mãos dadas voltados para o centro.

• Tentem virar-se para fora sem soltar das mãos uns dos outros.

• Impossível se não soltar das mãos?

• Sem algumas modificações com certeza não vai dar certo.

O que temos aqui nessa representação? Vamos dizer que aqui está representado o Avesso de uma pessoa qualquer, onde existem algumas características e “qualidades” que ela não mostra para ninguém. Vejamos:

1. Maldade: desejos de fazer o mal, contrário à pratica do amor. Isso dá para ser mostrado, assim na boa? Será que ela quer mostrar isso? Não, então não tem como virar e ser direito isso. Fica no avesso, é melhor.

2. Tristeza: uma pessoa triste geralmente carrega algum motivo que a faz sentir-se assim. Pode ser real ou, às vezes, apenas preocupações de sua cabeça. Mas isso dói e incomoda muito. Normalmente a gente nessa situação, sorri, mas no fundo gostaria de chorar. Ninguém vê o seu interior, seus motivos. Tanto que é comum os amigos dizerem, se ela conta alguma coisa sobre isso: isso não é nada, deixa pra lá, esquece, etc. e a pessoa fica mais triste ainda por não contar com a compreensão do amigo para com o problema. Sendo assim a pessoa aqui representada guarda no avesso mais isso.

3. Promiscuidade: aqui a situação é bem grave. Considerei nessa palavra as citações do texto de Jesus dizendo sobre adultério e fornicação. Uma coisa sempre leva a outra. No conjunto podemos chamar a isso de promiscuidade. Uma pessoa que frequenta uma igreja, ou não, que tenha isso no seu avesso dá para mostrar no lado direito? Então deixa lá no avesso mesmo. Assim ninguém fica sabendo, principalmente a esposa, o marido, a namorada, o namorado, para evitar maiores problemas.

4. Injustiça: a prática da injustiça também está bem relacionada a falta de amor. Quem é injusto pode roubar, pode matar, pode prejudicar os outros. Numa situação assim, melhor ficar onde? No avesso! Mais coisa que é melhor ficar no avesso, e olha que aqui podemos enquadrar algumas das citações de Jesus no texto lido antes. Vamos deixar mais essa no avesso!

5. Infidelidade: falamos de pessoa não comprometida no seu interior com ser fiel a Deus e aos que o cercam. Sendo infiel, a pessoa faz de conta que serve a Deus, mas no máximo está presente com seu lado direito na igreja. No seu lado direito não aparece isso, pois ele frequenta praticamente todos os cultos de sua igreja. Mas, no fundo ele até blasfema, pois não concorda com muita coisa que está na Palavra de Deus. Isso não aparece no lado direito. Onde fica mais essa, então? No avesso também!

Bem, chegamos à conclusão então que, mesmo uma pessoa que frequenta a igreja tem seu avesso e o avesso parece que nunca é bom.

O tema da mensagem é: MEU LADO CERTO É O AVESSO!

Parece que alguma coisa não está certa. Se o meu avesso só tem coisa errada, como é o meu lado certo? Aí é que está o problema.

Nessa situação que simulamos, notamos que o avesso não consegue ser lado direito, sem soltar as mãos uns dos outros. Mas será que conseguiremos resolver essa questão?

Repetir a simulação corrigindo e invertendo os sentidos das palavras do avesso e ir virando cada representante conforme vai sendo corrigido o sentido:

• Maldade para Bondade.

• Tristeza para Alegria.

• Promiscuidade para Respeito.

• Injustiça para Justiça.

• Infidelidade para Fidelidade.

Conclusões:

1. O avesso só vai ser parecido com o meu lado direito, quando ele for menos discrepante.

2. É possível e necessário que haja essa mudança do avesso.

3. Só é possível essa mudança com a obediência à Palavra de Jesus.

4. PARA DEUS SÓ O MEU AVESSO É IMPORTANTE!

5. Como está o meu Avesso? Deus pode examiná-lo sem problemas?

João Carlos da Silva
Enviado por João Carlos da Silva em 30/07/2015
Reeditado em 10/01/2019
Código do texto: T5328873
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.