PERDAS, LUTO, ABRAÇOS

Meus queridos,

bom dia!

Tivemos duas perdas de pessoas amadas e que conhecemos há muitos anos.

Chico Brito, o querido e animado Chicão e Rose Pucci, minha queridaamadaamigairmã.

Chicão dia 30 de setembro. Rose dia 1º de outubro, ontem!

Sentimos todas as perdas, mas quanto mais história afetiva temos com as pessoas que faleceram parece que o sofrimento é maior.

Sabemos que todos nós morreremos um dia, mas sofremos mesmo assim.

Sabemos que não somos imortais, mas choramos a ausência dos que amamos.

Sabemos que a nossa única certeza é que vamos morrer um dia, mas lutamos para que o dia não chegue.

Sabemos que a ELA judia demais dos nossos entes queridos e da sua família, mas desejamos a sua presença sempre.

Somos humanos, nos alegramos e sofremos. Não temos uma receita de bem-viver e nos aperfeiçoamos conforme os dias passam.

Mas sofremos ao perder um ente querido. Sofremos muito!

E as palavras, às vezes, não ajudam quase nada. "Deus quis assim; foi melhor, ela descansou; ela estava doente há muitos anos, não merecia sofrer tanto, foi melhor assim; Deus sabe o que faz."

Sim, acredito também que Deus sabe o que faz, porém as palavras, muitas vezes, soam no vazio. No momento da dor, o silêncio e um demorado abraço, sem tapinhas nas costas, é o melhor medicamento que podemos receber. Um abraço sentido.

Tenho insistido nos recursos terapêuticos do abraço por acreditar que no abraço um coração toca o outro. Para que um abraço seja verdadeiro e terapêutico é necessário que os corações estejam unidos. Meu lado esquerdo encontra o seu lado esquerdo. Meu coração encontra o seu. Nossos corações se aconchegam, se massageiam e se fortalecem de afeto e de amor. E os sentimentos e as emoções fluem de um para o outro.

Por isso, não fale nada. Apenas abrace. Abrace forte e sem pressa. O abraço ficará e, as palavras, ah... as palavras talvez não fiquem. Se forem palavras-clichês poderão ficar no coração da pessoa enlutada, mas como algo que nada acrescentou. Não fale nada. Silencie o seu coração. Abrace. Simplesmente abrace forte e demorado. Acrescente algo importante à vida da pessoa enlutada: seu abraço sincero, forte e demorado, sem pressa. O seu abraço falará muito mais que mil palavras e, tenha certeza, o abraço tocará o coração da pessoa que perdeu um ente querido.

Recebam meu forte abraço,

Vania de Castro