Editor seleciona textos para nova antologia intern

Editor seleciona textos para nova antologia internacional

A versão 2005 da antologia literária "Roda Mundo, Roda Gigante", organizada pelo editor Douglas Lara, está chegando à reta final de produção com o mesmo sucesso da versão de 2004. No ano passado, o editor reuniu trabalhos de quarenta escritores de doze países e quatro continentes (América, Europa, África e Ásia), num livro com quinhentas páginas de crônicas, contos e poesias em Português e Espanhol - uma façanha que ganhou destaque na imprensa especializada, por oferecer um painel multicultural da produção literária que viceja nos dois lados do Atlântico.

No momento, Douglas Lara recebe e analisa os textos dos candidatos a participantes da nova antologia, com lançamento previsto para o dia -- de julho. Segundo informa, a temática é totalmente livre, e o único quesito utilizado, para seleção dos textos, é o da qualidade. "Procuro escritores realmente bons de texto, para assegurar que a antologia será, de fato, lida e apreciada", informa. Nessa procura, o editor recebe diariamente dezenas de e-mails e telefonemas, alguns provenientes do Exterior. E se confessa surpreso com a efervescência literária do momento, refletida no sucesso de suas antologias.

"Roda Mundo, Roda Gigante - Antologia Internacional 2005" é o quarto livro organizado por Douglas Lara, no curto período de dois anos. Em 2003, o editor inaugurou suas atividades com "Onze Autores da Web", que transportou, para o livro, escritores presentes em blogs e portais literários. O interesse despertado pelo projeto lhe deu fôlego para empreender "Roda Mundo, Roda Gigante", lançado em julho de 2004 e, no final desse mesmo ano, a "Antologia Internacional VMD", com 27 escritores do Brasil, Uruguai, Espanha, Holanda e Alemanha. Todos os livros foram editados pela Ottoni, de Itu (SP).

Para viabilizar as antologias, Douglas Lara adota o sistema de cooperativa, em que cada autor compra uma ou mais cotas e fica com direito a um determinado número de páginas para publicar seu material. Graças a este caráter democrático, as antologias organizadas por Douglas Lara freqüentemente apresentam, como "vizinhos" de páginas, autores experientes e autores estreantes, com idades que variam dos vinte aos oitenta anos. Lara coordena todo o processo de produção editorial, distribuição e divulgação dos livros, que são comercializados para o mundo todo através do site da Livraria Cultura (www.livrariacultura.com.br).

Os interessados em participar de "Roda Mundo, Roda Gigante - Antologia Internacional 2005" devem enviar seus textos para Douglas Lara, por e-mail. A cota de dez páginas custa R$ 575,00, e quem quiser pode adquirir mais de uma cota. Cada autor receberá, por conta do investimento, a quantia de 25 exemplares, que poderão ser distribuídos gratuitamente ou vendidos - ajudando, assim, a recuperar o dinheiro investido. Associados da Amcham Brasil que aderirem à antologia receberão como brinde, através do Amcham Benefits, um exemplar da versão 2004 de "Roda Mundo, Roda Gigante".

Mais informações podem ser obtidas diretamente com o editor, pelo e-mail douglara@uol.com.br ou telefone (15) 3227-2305.

Douglas Lara
Enviado por Douglas Lara em 01/03/2005
Código do texto: T5473