O REI ESTÁ NÚ

Só as pessoas mais inteligentes podem enxergar o novo traje do rei. Isso é o que dizia a velha fábula. Até hoje muita gente deixou de perceber que o rei está nu.

Em 1993 houve um plebiscito no Brasil, quando os eleitores do país poderiam escolher o regime e o sistema de governo a serem implementados. No dia 21 de abril daquele ano os brasileiros poderiam optar entre o regime republicano ou monarquista, sob o controle de um sistema presidencialista ou parlamentarista. Embora fossem minoria, 6.843.196 (seis milhões, oitocentos e quarenta e três mil, cento e noventa e seis) brasileiros votaram no regime monárquico. Estamos falando de milhões de brasileiros que queriam que o país tivesse um rei.

Na falta de um regime monarquista, pessoas de criatividade duvidosa criaram um rei do futebol, outro da MPB e até uma rainha dos baixinhos. Não falamos aqui de anões, o que ficaria bem para uma rainha Branca de Neve. Na falta de um regime monarquista, no Brasil, há quem se excite com príncipes ingleses entre celebridades do mundo pop.

Meus queridos, lamento informar que meu pouco conhecimento não me permite apontar reis no Brasil. Alguém pode ver algum por aí, mas talvez descubra um dia que o rei está nu.

(Em tempo: nem tudo que reluz é ouro e coroas podem ser senhoras cobertas de gentilezas.)