Caminhos propostos pelo erro...

“Adoro os caminhos propostos pelo erro.”

Penso que esta frase, de Sara Carone – ceramista/artista plástica paulistana –, nos proporciona uma perspectiva interessante, ao abordar o erro como uma possibilidade de novos caminhos, de descobertas.

Quando se erra, quase sempre acaba por sobressair o lado negativo do desacerto. Inevitavelmente, isso gera frustração, sentimento de incapacidade, decepção. Dependendo da magnitude ou importância do erro, pode-se mergulhar em depressão, agonia, desespero.

Essa interessante abordagem de Sara Carone, porém, ainda que voltada ao seu universo de trabalho – onde erros ou acidentes de percurso muitas vezes resultam involuntariamente em novas e interessantes formas ou efeitos estéticos –, nos incita a ir um pouco mais além, rompendo as fronteiras desse universo particular.

Por que não nos permitirmos tal perspectiva sempre que errarmos? Por que não procurarmos por novos caminhos ou possibilidades que poderão estar se descortinando à nossa frente toda vez que tropeçarmos? Assim procedendo, na pior das hipóteses estaremos nos dando a oportunidade de refletir um pouco mais, com certa dose de otimismo e sem nos deixarmos consumir pela frustração e angústia decorrentes da falha cometida...