Espiritismo ou espiritualismo

Já assisti milhares de horas de palestras presenciais e em vídeos, leituras de centenas de livros e alguns até em estudo, frequento duas casas de oração ou centro espírita como melhor acharem. Um dos centros puramente Kardecista e o outro puramente Umbandista.

Mas por que estou falando disso? Então vamos a um assunto polêmico que ouço por vários palestrantes, escritores de livros psicografados famosíssimos.

Quando o assunto é espiritismo, alguns definem que existe espiritismo e espiritualismo.

Allan Kardec disse que espírita é aquele que crê em espíritos, na vida após a morte, reencarnação, “O espírita é reconhecido pelo esforço que faz para sua transformação moral e para vencer suas tendências para o mal.”

Algum dia desses li algo que me fez pensar em ¨preconceito¨, que religiões afro como por exemplo Umbanda, seria espiritualista e não espírita.

Vamos alguns pontos discordantes a meu ver.

No centro espírita kardecista há manifestação de espírito em reuniões mediúnicas fechadas e públicas.

No centro umbandista há manifestação de espírito em reuniões mediúnicas fechadas e públicas.

Nos dois centros há espíritos sofredores se manifestando em médiuns e há os doutrinadores orientados por espíritos de luz.

............A diferença que um não tem imagens, já ouvi isso também, e como se imagem pudesse modificar.

Então vamos lá centros umbandistas com imagens, há manifestações de espíritos em reuniões mediúnicas fechadas e públicas.

...........Mas no centro kardecista que frequento e já vi em outros inclusive na Federação Paulista fotos de médiuns nas paredes que hoje são espíritos ou seja já partiram a pátria espíritual.

Não imagens fotos, imagens de barro, porcelana; aí eu pergunto, qual a diferença? Se de certa forma estão reverenciando também espíritos.

Por acaso um preto velho, um índio, um boiadeiro, crianças que tantas luz nos traz em suas linhas não podem também ser lembradas, mencionadas.

Se na abertura da palestra espírita kardecista o dirigente, roga amparo a Deus a Jesus e depois pede a presença de fulano, beltrano, dirigentes, trabalhadores de outras épocas que já se foram.

Pode ser em Araçatuba, Birigui, São Paulo, essas casas não são centros espíritas ou outras por que tem uma cultura muito mais antiga que pedem a presença através dos pontos aos pajés, aos índios falangeiros.

Qual a diferença pra mim é a mesma coisa.

"E chega de hipocrisia porque já ouvi de um palestrante expositor, escritor e que faz um trabalho maravilhoso em Bauru que disse que o Kardecismo é uma faculdade e a Umbanda é o primário. Após ouvir isso deixei de ler livros desse camarada."

Que bom que vim pra receber esses humildes espíritos que chamamos tão carinhosamente de Preto Velho, Baiano, Caboclo, tão doutores quanto os que vem ainda como Padres, freiras, juizes, advogados nas casas kardecistas ou kardequianas como preferirem.

E nessa caminhada aprendi que as duas casas tanto a kardecista quanto a umbandista são estritamente necessárias.

Porque espíritos que são levados a uma casa, quando uma não dá conta a outra redireciona vice e versa.

Chega de torcer o nariz e se achar maioral o bonitinho, bonitinha, aliás receber espírito obsessor qualquer um recebe, quero ver ter a capacidade de receber um espírito de luz e ficar atendendo a consulência por mais de 3 horas, sim porque chegar bem antes das 8 e sair bem depois das 11 é normal e maravilhoso.

Aprendi que mais amor é o que esse humildes servos do Cristo tanto do lado Kardecista quanto do lado Umbandista nos ensinam.

Quantas vezes sai da casa kardecista e fui correr a um preto velho pra me limpar, quando os falantes palestrantes dizem que devemos sair melhores do que chegamos.

Mas não é bem assim que ocorre, por nossa própria invigilância.

Quando chegamos a uma reunião mediúnica, cadê aquele preparo adequado, leitura de um bom livro, ou simplesmente ficar em oração, ai vários colegas chegam atrasados, esbaforidos, falando de seu dia a dia, dos cheques sem fundo que recebeu (ainda ocorre nos dias de hoje). Como vai ficar essa chamada corrente mediúnica? Eu lhe digo toda desarmonizada, assim como eu saia.

E foi indo me limpar nessa casa santa que aprendi que tanto um lado e ou outro são os mesmo, nós é que não enxergamos um palmo na frente de nosso nariz, por isso que vivemos torcendo e franzindo a cara.

Lembrando que todo médium é um camarada com muito débito, deveria pelo menos em sendo espírita, ter já aprendido, temos que nos melhorar onde quer que escolhemos e fomos escolhidos para poder nos melhorar, aprendendo a ser mais humildes principalmente...

Paz, Axé, Saravá, Salve

Roberto F Storti
Enviado por Roberto F Storti em 16/03/2017
Código do texto: T5943006
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.