Adaptar-se é preciso

Quero dar início a esse texto com uma famosa citação de Heráclito, famoso filósofo grego que nasceu em Éfeso no ano de 535 a.C. e morreu no ano de 475 a.C. que dizia o seguinte: “Ninguém pode entrar duas vezes no mesmo rio, pois quando nele se entra novamente, não se encontra as mesmas águas, e o próprio ser já se modificou. Assim, tudo é regido pela dialética, a tensão e o revezamento dos opostos. Portanto, o real é sempre fruto da mudança, ou seja, do combate entre os contrários.
É muito comum ouvir pessoas dizendo expressões do tipo: “Eu nasci assim e vou morrer assim ou Pau que nasce torto, morre torto”. Eu concordo plenamente com a citação do filósofo, o mundo está sempre em constante transformação, nada nunca será a mesma coisa, tudo se altera, tudo se transforma, portanto quem não estiver preparado para adaptar-se às mudanças que nos serão propostas no decorrer do nosso cotidiano, simplesmente estarão lascadas.
Hoje vi uma foto que me chamou a atenção pra isso. Numa sebe que era formada de várias ripas um passarinho escorou uma perninha numa ripa e a outra perninha noutra ripa para descansar. Se até os passarinhos, seres pequenos e frágeis se adaptam, muito mais nós seres racionais devemos estar abertos às mudanças que forem surgindo.
Precisamos ter em mente, que para termos uma vida saudável, devemos relacionar bem com as pessoas, para isso, temos que estar conscientes de que não existem pessoas iguais, por menor que seja a diferença, seremos sempre diferentes. Precisamos estar preparados para convivermos com as contrariedades, ou caso contrário, estaremos sempre em choque e conflitos. O nosso mundo simplesmente será uma titica.
Dizem que se conselho fosse bom, ninguém daria, vendia. Mas mesmo assim finalizarei deixando-vos um conselho. Se até uma flor é capaz de nascer num deserto, logo, sejamos pessoas abertas, flexíveis, tolerantes, por que agindo dessa forma, certamente estará acrescentando anos de Vida e Paz.  

 
Simplesmente Gilson
Enviado por Simplesmente Gilson em 25/10/2017
Reeditado em 20/02/2018
Código do texto: T6152793
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.