Horizonte à vista

Se andar sempre olhando para cima, não notará o abismo à alguns passos de distância.

Se olhar sempre para baixo, só verá abismos - e deixará de caminhar.

Se andar com os olhos voltados para trás, cairá e permanecerá em sua queda.

Então, olhe para frente. Ainda verá os buracos e abismos, mas enxergará além...Terá um objetivo: o horizonte.

Leve a parte boa do passado, com todos os sentimentos que a contém, dentro do peito para que tenha combustível para continuar. E a parte ruim, carregue na mente para que seja aprendizado para o presente.

Sempre que o cansaço pesar na alma, pare. Pare e olhe para cima, até que esteja preenchide por motivações - as estrelas precisam de tempo para serem contempladas.

E entre os passos, feche os olhos. Para permitir a magia do encontro e a escuta de si mesmo, do espaço e do outro.

Então, abra os olhos e volte a caminhar...

"A utopia está lá no horizonte - disse Fernando Birri -. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, nunca a alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar."

"Ventana sobre la utopia" do livro: "Las palabras andantes" de Eduardo Galeano