O SEGREDO PARA EVOLUIR

À medida que o ser caminha pela vida, se ele tem um objetivo distante e guarda na alma a convicção de alcançá-lo, as tempestades passam a ser transitórias. Se assim pensardes, energias desconhecidas levantarão as vossas almas, fortificarão os vossos corpos, permitindo vencer todos os obstáculos que encontrardes em vossos caminhos, por mais difíceis que se tornem.

Tudo isso que agora vos dizemos, por certo nada traz de novo, porque a estrada do conhecimento que resolvestes percorrer, já deve ter implantado em vossas almas, de forma definitiva, a certeza de que o presente, por mais duro que vos pareça ser, é a consequência do passado de cada um, e também sabeis que o obstáculo, hoje posto de lado, será mais adiante colocado à vossa frente de maneira mais agressiva e mais difícil de ser vencido.

A cruz que hoje abandonais à margem do caminho, tereis que voltar para buscá-la, e aí talvez, por ter ficado exposta às intempéries da vida, e por estardes também já mais cansados, ela vos parecerá mais pesada.

O conhecimento já deve também ter deixado em vós a certeza de que os atalhos só servem para prolongar a vossa caminhada.

Ao retornardes ao caminho verdadeiro, os atalhos se apresentarão mais longos, mais íngremes e mais difíceis.

Todas essas pequeninas coisas juntas, apenas vos oferecemos para compreenderdes que é mais ameno, mais rápido, enfrentar sem esmorecer a estrada da forma pela qual ela se vos apresentar.

Apelar para o Cristo de Deus, é dever, é humano, mas é dever também compreender que a conquista dos atributos que conduzem os espíritos aos planos superiores da vida, tem que ser luta específica da criatura, porque o próprio Cristo disse que cada um caminharia e aos poucos iria recebendo de acordo com as suas obras.

As obras alheias servem para nos motivar, servem de exemplo e para implantar nas nossas almas o desejo maior de caminhar, realizando também, porque é colocando pedra sobre pedra que cada criatura acaba construindo o pedestal de cujo topo poderá divisar, com mais facilidade, o horizonte seguinte que também tem que ser conquistado. Dessa forma se caracteriza a eternidade da vida e portanto da evolução, que não termina, que está sempre a colocar diante do espírito, por mais iluminado que seja, mais um desafio para ser vencido, para ornar os vitoriosos com um pouco mais de luz, de compreensão e de amor.

A nossa Verdade é rica em seu conjunto, bela no seu todo e grande na sua meta. Quando a criatura humana que através do conhecimento encontrou estrada fácil para chegar à luz, revela sua incompreensão, porque esquece que a maior virtude do conhecer si mesmo, está em adquirir uma série de qualidades, que passa a revelar dentro do grupo em que convive, tudo isso se faz pelo ajuntamento de coisas pequeninas, que, por esta circunstância, são difíceis de serem amealhadas.

Aí reside a grande dificuldade da criatura: conseguir, sem ostentação, cheia de humildade, realizar essas pequeninas coisas que o Cristo ensinou, sem procurar sobressair-se mas, por força natural do seu progresso, porque adquiriu uma vibração tranquila que irradia imperceptivelmente, mais que atrai e conduz, que convida e ampara, que ensina e ama.

A nossa escola é tão sublime que, colocando todos em igualdade de condições, vai também permitindo que as vibrações se diferenciem e que em torno desta ou daquela criatura, outras se sintam mais animadas, pelos exemplos que recebem.

Se neste momento conseguirdes fazer um retrospecto de tudo o que já vos dissemos, encontrareis uma série de assuntos sobre os quais poderemos trazer uma infinidade de mensagens. Se nestes poucos minutos nos colocamos diante de vós, é porque já cremos em vós, e porque acreditamos que na alma de cada um já começam a florescer essas sementes benditas que, aos poucos, irradiando vibrações benéficas, vão se transformando em pequenas fagulhas da luz do Cristo, encaminhando que aqui vêm, para que eles possas encontrar seu verdadeiro destino.

É preciso então que utilizemos agora e, impulsionados por essa velocidade que também impulsiona o tempo, passemos das palavras às obras e edifiquemos a nossa própria evolução. Sendo a Justiça Divina soberana e perfeita, ela por certo não permitirá que as obras que não dizem respeito à Vida, e nem as forças opostas consigam parar o progresso de todos.

A Escola vence mais uma etapa e não deveis fixar a idéia de que chegamos ao fim. É apenas uma etapa; outras virão, mais difíceis, muitas para vós ainda e outras para gerações cujo preparo vos foi entregue.

Vamos, pois, trabalhar, vamos caminhar, vamos aprender a viver, para que o tarde demais, aquilo que chamais de morte corporal, não vos atinja de forma cheia de surpresas, na estrada da existência humana.

Que Deus abençõe e que Jesus vos faça compreender que viver é para progredir, mais progredir é aproximar-se do Cristo, e aproximar-se do Cristo é aprender a amar. Amai-vos, pois, uns aos outros. Amai a vossa Casa, amai o Cristo e amai a Deus sobre todas a coisas como o próprio Cristo nos ensinou.

Jaubert
Enviado por Jaubert em 23/08/2007
Código do texto: T619780