O pensamento de uma pessoa, faz dela um Rei ou um escravo...

Eu não uso branco somente no ano novo...

Involuntariamente a classe ou a crença, toda sexta-feira, eu me quaro embranquecendo os indumentos, sinalizando aos arcanos, que eu, e toda a nação baiana está em busca de paz...

Rufam-se tambores, tilintam-se os agogôs, e o que eu vejo é um mar serenando de um branco tão alvo que cega e arrepia até os mais descridos!

Me orgulho de ser baiano, e até onde conheço, a Bahia é o único Estado federado que possui um hino exultando uma entidade divina; e uma estrofe, até pouco conhecida, inclusive dos baianos, diz: “Alma heroica e viril desse povo, nas procelas sombrias da dor, como pomba que voa de novo, sempre abriste o teu seio de amor.”

É por essas e tantas, que a Colina Sagrada, onde habita o Senhor do Bonfim, é Guarda Imortal da Bahia. Montanha tão respeitada por quem soa o sino, tanto quanto por quem bate o atabaque...

Na minha oração reservada, pedi nove sementes de presente:

A Oxalá que me presenteie com a semente da LUZ. Nanã, semente da a SABEDORIA. Xangô, a semente da árvore da JUSTIÇA. Iemanjá, a semente do AFETO. Ogum, a semente da VITÓRIA. Oxum, muitas sementes de AMOR. Iansã, a semente da árvore robusta da FORÇA. Que Oxóssi me traga a semente multiplicadora da FARTURA. De Ibeji, quero um caminhão de sementes de ALEGRIA; e Exu, que mantenha as leiras de todos os caminhos sempre abertos para que essas sementes germinem, cresçam, floresçam e deem cada vez mais frutos apetitosos para mim e para toda a humanidade!

Meu desejo para 2018 é em Yorubá: “Orí eni ní um ni j’oba”, que significa mais ou menos isso: O pensamento de uma pessoa, faz dela um Rei ou um escravo!

Carlos Henrique Mascarenhas Pires

CHaMP Brasil
Enviado por CHaMP Brasil em 02/01/2018
Código do texto: T6214633
Classificação de conteúdo: seguro