Sou mais você

Sou mais você:

Quenão julga as pessoas pelas aparências, pelos títulos, pelo ouvir dizer, nem pela “força da grana, que ergue e destrói coisas belas”.

Que não se faz cego aos defeitos dos amigos, nem menospreza as virtudes dos eventuais inimigos.

Que tem a perfeita noção de que gente e rosas, possuem “espinhos”. Mas que nem por isso, deixam de ser gente e rosas.

Que se ocupa menos com os afazeres alheios e mais com o seu próprio fazer ou não fazer.

Que diante da dureza desses tempos, não se torna impermeável aos sonhos e à esperança, nem se faz hermético aos apelos da solidariedade e do amor.

Que entende as explicações, compreende as justificativas, mas não concorda com o aborto, a pena de morte, a eutanásia, a CPMF...

Que já percebeu a fútil razão da moda. A grande elegância está em estar bem, feliz e em paz.

Que não fica “em cima do muro”, derruba-o.

Que ouve com dissernimento e fala com equilíbrio.

Que no lugar de criticar com ferocidade, sugere com tranqüilidade.

Que é sábio, não por amontoar conhecimentos, mas por empregar com inteligência e utilidade aquilo que sabe, não tratando com “ignorância” aqueles que sabem menos.

Que não precisa de dogmas , para “guiar” sua fé, e apesar das “religiões”, não deixa de acreditar na “energia máxima universal, causa primária de todas as coisas”. O que dispensa rótulos, honrarias de artifício e letras mortas.

Que apesar do mensalão, dos vampiros, das vacas, dos apagões... Não vai votar nulo nas próximas eleições.

Que mesmo com a educação caótica, a saúde moribunda, a segurança débil e os governantes que temos tido, não descrê que o Brasil tem jeito.

Que não acha perca de tempo nem algo piegas, textos como este e tantos outros que nos convidam a uma reflexão maior sob nosso pensar, sentir, falar e agir.

Sou muito mais você!