Escolhas

Você aporta nesta estação para um grande curso, mais intensivo do que extensivo. E comeca a ter que fazer escolhas e tomar as rédeas da situação.

E se você foi saber somente aos dezoito anos o que é responsabilidde, o que é ter que trabalhar para pagar a própria comida, já pode começar por esta escolha. Entre agradecer por desconhecer a miséria ou lamentar por não conhecer toda a realidade da vida.

Mas não importa a condição social a qual pertença, não é um viajante privilegiado. Apenas veio cursar algo diferente, o seu curso. Colher a lição que precisa, para enriquecer seu espírito.

Mas na escola da vida, em comum, invariavelmente, existe a dor. E você escolhe se é sofrimento ou lição. Se isso vai te tornar melhor ou pior.

Você vai se separar de pessoas muitos especiais no meio desta caminhada. Ele retorna ao mundo de origem dos espíritos, ou simplesmente resolve seguir um caminho diferente do seu. E você decide se chora e segue em frente, usando a dor e as lembranças para viver de tal forma que um dia o reencontro seja possível ou retarda tudo com sua rebeldia.

Você ganha às vezes e perde outras vezes. E quando ganha escolhe se vai ser um exemplo de generosidade ou do que não se deve ser. A sua vida, ainda que não perceba, ecooa pela vida a fora e inspira outras pessoas.

Quando você tem sucesso você tocas as multidões e faz pessoas perseguirem seus sonhos. Quando você tem sucesso e humildade você toca a essência dos seres e faz almas não se esquecerem da velha preocupação dos antigos filósofos: "De onde viemos e para aonde vamos ".

Quando você perde você escolhe entre desistir e seguir em frente, mais forte e mais sábio. Você escolhe, muito mais nas dificuldades, entre apenas ter ou ser. Ou melhor ainda, entre a ilusão de ter, quando na verdade nada temos e a sabedoria de buscar se superar a cada turbulência. De tentar conseguir a incrível façanha de descobrir qual seu papel neste mundo.

Até que você desconfia, vislumbra, a que veio. E escolhe ser mais teimoso que tudo. Resolve vencer o que seja preciso para não sair de cena antes da hora. A não entregar o jogo, não importa quão cansado esteja.

Até que você entende que a grande jogada deste jogo é o equilíbrio. É continuar seguindo em frente, sempre em frente, invariavelmente em frente. Sem perder a capacidade de amar. Sem deixar seu coração esfriar. Sem deixar de ser idealista.

E você descobre que o amor, no microcosmo é se relacionar fielmente com alguém. É prometer e entregar um coração para outra pessoa, que quer fazer o mesmo. É construir com ela uma vida, ter e educar filhos. E que o amor, no macrocosmo é renunciar tudo isso para servir algo maior sem recompensas imediatas. É ver na humanidade sua família e estender sua tolerância e generosidade a níveis muito maiores. É fazer da sua profissão uma escolha em ser útil antes de pensar na renda.

O amor no macrocosmo é difundir a necessidade de construção de um mundo melhor, através de seus exemplos e imensos sacrifícios, ainda sabendo que você não estará nele.