Nossos filtros, nossas traves!

MALAQUIAS: Capítulos 1, 2, 3 e 4

Introdução:

No Antigo Testamento, com o passar dos anos o povo de Israel foi deixando de lado o verdadeiro sentido de andar com o Senhor, para viver deliberadamente de acordo com a Lei adaptada, segundo novos filtros.

O filtro original era a Justiça, que pressupunha o amor para sua efetiva realização. Com a perda desse requisito, eles guardavam a lei baseada em suas próprias conveniências.

O que seriam esses filtros? Mateus 7: 4-6

• Conveniências econômicas,

• Conveniências sociais,

• Conveniências de poder,

• Conveniências do não cumprimento de acordos, como o com os Levitas que dizia respeito aos dízimos.

• Conveniências decorrentes de ignorância e falta de conhecimento,

• Conveniências egocêntricas, etc.

1. João Batista, foi o escolhido para fazer essa passagem, do AT para o NT. Desta feita, é considerado como o último profeta. Porque? Nele termina a fase da Lei, como lista de regras e começa em Jesus o cumprimento das leis de Deus pelo amor! Valendo a Justiça!

2. Deus se manteve calado por cerca de 400 anos sem levantar nenhum profeta para falar com o povo, mas previu que um seria enviado antes do Senhor Jesus. Este foi João Batista.

3. Como Deus o utilizou em sua obra?

• Pregando o arrependimento mostrando os filtros que cegavam seus olhos e dificultavam suas atitudes diante de Deus e do próximo.

• Mostrando suas traves, antes que se preocupassem com os ciscos dos outros.

• Na verdade, João Batista chamava todos a recomeçar de novo com o Deus dos Antigos! Eles precisavam voltar a ser grandes e para isso precisariam crer de novo até no impossível, em Deus e suas promessas.

4. João Batista recuperou o passado, a aliança em vigor até ali, a LEI.

5. Jesus apresentou o novo, Nova Aliança, demonstrando que sem o amor não seria possível viver a justiça, praticando-a com Deus e com o próximo.

• Viveu como uma pessoa normal, participando e respeitando as regras de sua família, regras e leis sociais, deveres para com o Estado, etc. Em tudo foi obediente, não foi transgressor de nada.

• O Vinde a Mim que disse significou que, nele, no conhecimento da Palavra, no conhecimento da Verdade, conheceríamos o Caminho que levaria a Deus e a uma convivência de justiça e paz entre os seres humanos, que podemos dizer em uma palavra Vida, que todos anseiam e não sabem como encontrar em sua plenitude.

OS PILARES DA PALAVRA, DA ESSÊNCIA DE DEUS

1. Sabedoria, sem a qual nada se sabe sobre o certo e o errado.

2. Justiça, conhecendo o certo e o errado decorrente da sabedoria. (Mateus 5: 6 / Efésios 6: 14 / Salmos 11: 7).

3. Retidão, praticando a justiça oriunda da sabedoria.

Isso é recuperação da essência de Deus, buscar o Deus dos antigos.

• João Batista fez a pregação de recuperação dos valores da essência do Deus dos antigos.

• Jesus viveu a essência do Deus dos antigos, como forma de mostrar o que seria a função da igreja dali para a frente e o que se esperou dos israelitas sempre, desde Abraão.

• O Vinde a Mim agora é incumbência da Igreja. Ela é que reflete Jesus e sua essência ao próximo. Isso significa testemunhar e praticar o IDE de Jesus!

João Carlos da Silva
Enviado por João Carlos da Silva em 22/04/2019
Código do texto: T6629527
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.