Machado de Assis

Machado de Assis - exemplo de um grande vencedor

Onofre Ferreira Do Prado

É super gratificante se conseguirmos, de alguma maneira, dar alguma contribuição pelo progresso da cultura, estimulando as pessoas à leitura e à escrita. A leitura é um exercício fascinante que nos aproxima da língua e nos afasta das banalidades do mundo contemporâneo. É também, liberdade e resistência.

Machado de Assis, nascido no Rio de Janeiro em 1839 e falecido em 1908, de quem não há histórico de ter feito faculdade, ainda é considerado pela grande crítica como o maior e mais completo homem de letras do Brasil. Foi tudo nas letras: poeta, romancista, cronista, contista, jornalista, memorialista, tradutor, crítico literário, ensaísta, teatrólogo, funcionário público, etc. E será por quê? Porque buscou os meios através do esforço pessoal, pelo fascínio aos livros e pela tremenda vontade de superação, mas principalmente, porque já nasceu com talento. Ele que veio de camadas pobres e com poucas chances de vencer na vida, sabia que a conquista não viria de outro jeito, se não fosse dessa forma.

Onofre Ferreira do Prado
Enviado por Onofre Ferreira do Prado em 30/05/2019
Reeditado em 06/06/2021
Código do texto: T6660324
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.