Educação

Você pode estar lendo esse texto na tela mais sofisticada do mais avançado computador, ou numa simples folha de papel; pode residir numa casa comum ou num ambiente de alta tecnologia; pode consumir alimentos naturais ou transgênicos; pode comunicar-se à moda antiga, ou via satélite, se locomover de carro, trem, avião e até mesmo de espaçonave; você pode ter uma profissão mas humilde ou ocupar o posto de maior relevância. Você pode tantas coisas! ...

Mas por trás de tudo isso, existe um profissional, uma profissão, que sem exagero, podemos considerar como a mãe de todas as outras. A civilização existe por que, alguém aprendeu algo e passou adiante, esse aprendiz aprimorou o conhecimento adiquirido e repassou para outros, multiplicando o saber. Assim: das primeiras letras aos algoritmos mas complexos. Todos nós precisamos de um professor. É, um professor, esse cidadão que ensina a aprender, esse trabalhador cada vês mais desprestigiado, desrespeitado... No entanto: se alguém permanece analfabeto, é por falta de professor em sua vida, e por falta de educação, vivemos num país violento e ignorante. Com menos escolas e mais presídios, com discursos de mentira e desditas de verdade.

Não só no dia do professor, mas em todos os dias precisamos pensar com cuidado e carinho nos nossos queridos mestres, eles possuem a senha para um futuro melhor, o código para mudanças reais, a fórmula para uma efetiva cidadania: educação!

Sociedade torta,

Salva a escola quase morta!

Dá respeito ao professor!

Tarefa difícil,

O ensinar a aprender,

Mas é esse o oficio,

De quem semeia o saber.

Sociedade inculta...

Num país sem cultura,

De ignorância endêmica,

Educação é a cura,

Dessa inconsciência congênita.

Sociedade inconseqüente...

Na nação da bola e do rebolado,

Ninguém pode se dizer enganado,

A burrice é crônica!

Basta ver da urna o resultado.

Vamos deixar de hipocrisia!

Educar é a única via,

Para dar a pátria salvação.

Mas adestrar ao voto errado

O povo mal educado,

É a grande armação.

Chega!

Vamos dar ensino de verdade!

Dignidade ao professor,

Basta de deslealdade,

Viva o educador!