Eis a questão...

Tudo é relativo, diz Einstein; tudo é aleatório, diz Nils Bohr. Quem está com a razão? Os dois, pois tudo no mundo da matéria é partícula e onda. Ao mesmo tempo... Tudo é macro e micro. Ao mesmo tempo... A energia pura está no micro, não há solidez nele. Mas o macro é sólido. Ou pelo menos aparenta ser... No entanto ele nada mais é que um monte de micros. O mesmo micro que é composto apenas de energia. Então, o que há de verdade nisso tudo? O mistério do moto contínuo! O mistério que mal compreendemos e no entanto pensamos entender. Só pelo que vemos. Através dos nossos sentidos. Quantos, cinco? Quantos mais haveria além deles? A salamandra caminha no vidro liso em pé. Nós não conseguimos caminhar nem numa parede crespa. Então, com certeza "Há mais entre o Céu e a Terra do que imagina a vã filosofia humana." Difícil entender? Não se preocupe, Sócrates já dizia: "Tudo que sei é que nada sei."

Lourenço Oliveira
Enviado por Lourenço Oliveira em 12/02/2020
Código do texto: T6864184
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.