Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

PÉROLAS AOS PORCOS!

Quando eu era criança, logo nos mais tenros anos dos bancos escolares, lembro-me de algumas frases  de efeito, tanto dos meus pais quanto dos livros de história e geografia.
Aqueles, convictos, costumavam enfatizar, "filha, estudar é o único caminho". Hoje também digo o mesmo à minha filha, mas confesso que não tanto com aquela convicção. APENAS SIGO A TRADIÇÃO.
Depois vieram os livros: "Brasil, o país do futuro", Brasil, o celeiro do mundo", Amazônia os pulmões do universo", e por aí afora...
Aprendemos que, sob a influência do "positivismo francês", nosso país se calcaria na prometida e bela insígnia de " ORDEM E PROGRESSO"  do nosso símbolo MAIOR.
Ocorre que pressinto que aquele futuro já chegou.E aquelas frases ainda me intrigam muito, pois na verdade percebo que o futuro não foi nem tão ordenado e nem tão promissor assim.
Mas o que me despertou esta escrita, foi analisar a atual situação estarrecedora de devastação da nossa Amazônia.
Digo nossa, porque sua maior parte territorial encontra-se aqui, mas ainda a entendo como  patrimônio da Humanidade.
Então, ouvi numa reportagem alguém suplicar:"Vocês estão matando o céu!"...E eu acrescentaria..."e estamos buscando o inferno".
Mas entre essa Teologia de céu e inferno, outro grande ensinamento CRISTÃO, também me veio ao coração: "Não joguem pérolas aos  porcos!".
Talvez eu ecoe muito agressivamente, mas é exatamente assim que sinto quando a incumbência dos cuidados de lapidação duma jóia rara, que em última análise significa "vida", é entregue às mãos de quem não é ourives. E ainda pior: quando o descaso, a "ingerência" o desconhecimento e a ignorância fecham os olhares à vegetação que tomba ao solo...e que nos asfixia os pulmões e a alma!
E com certeza, alguém no futuro se dará conta das nossas maravilhas naturais- e vitais!- das quais não conseguimos nem enxergar e tampouco valorizar e cuidar...apenas destruir.
Enquanto isso, quem deveria prezar pela  nossa "ORDEM E PROGRESSO", perde-se na patética  "DESORDEM DO CONGRESSO"-aonde as difíceis situações do país têm suas soluções cada vez mais distantes.
E assim continuaram surgindo novas frases de efeito...não tão poéticas, apenas mais compatíveis com a realidade.
Não é a toa que a história LAMENTAVELMENTE também registra a famosa frase de CHARLES DÉGOUT, quando certa vez, em visita ao nosso ESTADO declarou: "Esse país não é serio". Gostaria de refutar enfaticamente com embasamento em  "fatos", e não apenas no coração, que aquele estadista estava equívocado.
Mas, não tenho argumentos para tal.
E mais tarde, já nos tempos do rock da minha juventude, uma pergunta ecoou ao mundo, quando  numa composição musical do LEGIÃO URBANA, todos gritamos em uníssono, a ressoar pelo tempo... em alta voz:
Mas...-QUE PAÍS É ESSE?
Até hoje procuro fugir da resposta.
MAVI
Enviado por MAVI em 06/12/2007
Reeditado em 06/12/2007
Código do texto: T766847

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
MAVI
São Paulo - São Paulo - Brasil, 57 anos
5465 textos (342824 leituras)
994 áudios (87128 audições)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 12/12/17 13:03)
MAVI