12 Mensagens para ler durante o Natal


1 RECONCILIAÇÃO

A todos os que ofendi, peço perdão, pois a minha alma se entristece pelo mal que cometi e sei que não tenho o direito de pagar qualquer ação com um mal maior. 

Se peço a Deus que perdôe as minhas faltas, como posso, deixar de compreender as fraquezas dos que supostamente me ofenderam? 

Que este Natal seja para mim um Natal de Amor e de sincera Reconciliação com os meus semelhantes, na Paz de Deus. 

2 AGRADECIMENTO

Agradeço a Deus e à sua infinita bondade por este ano que passei.Se, por um lado, algumas coisas não correram tão bem como eu desejaria, por outro, amadureci e aprendi muito com elas.

Agradeço, também, àqueles que suportaram meus erros, minha falta de carinho e amor e, muitas vezes, minha aspereza no tratamento dos meus amigos e familiares, que tanto me amam. 

3 PACIÊNCIA

Quantas vezes não perdi a paciência neste ano que passou?Quantas vezes não me desesperei ante uma situação que me parecia impossível de resolver?

Todas essas vezes, o que fiz, na verdade, foi duvidar da existência do Pai, que se esforça para nos ajudar e que, nada pode fazer ante nossos constantes e reiterados erros, pois eles impedem que a Sua ajuda se torne eficaz.

4 CONFIANÇA

Confio no meu Deus, que acompanha os meus passos e minimiza minhas dores, não permitindo que o fardo se torne tão pesado que eu não o possa suportar.

Confio em mim porque Ele me deu inteligência e discernimento para escolher o caminho que mais me convém, e sei que, com a Sua ajuda, seguirei pela senda segura do Amor e da Caridade em auxílio aos meus semelhantes que ainda não aprenderam a confiar.

5 O BEM

Existem duas situações nas quais é impossível fazer o bem. 

Uma se chama ontem e a outra amanhã. 

Isso quer dizer que o único momento em que é possível ser atencioso, amoroso, dedicado, cuidadoso, ajudar, socorrer e curar nossos irmãos, é hoje, agora!

Não percamos a oportunidade de mostrar-nos bons amigos de quem está à nossa volta. 

Amanhã poderá ser tarde para alguns de nós. 

6 COMEMORAÇÃO

Possuímos a tendência de esquecer o motivo pelo qual às vezes comemoramos algumas festas. 

Se já seria imperdoável esquecermos do dia da Pátria, do dia dos Pais, da Independência etc., o que dizer do Natal, o dia do Aniversário de Jesus?

Comemoremos esta data com grande alegria, lembrando-nos que Ele merece ser homenageado como o homem mais humilde, mais justo e mais amigo que todos nós já tivemos.

7 PASSADO

Meu Deus, por quê dou tanta importância ao passado se ele já se desvaneceu numa névoa longínqua, que mal posso contemplar?

Erros ou acertos, mentiras ou verdades, o que isso importa, agora?

Senhor, quero desatar esses laços de vaidade ou remorso que me encadeiam a outros tempos, e pensar em mudar efetivamente o meu futuro, agindo bem neste presente para preparar, para mim e para os outros, tempos melhores. 

8 VIRTUDES

São tão poucas e simples as minhas virtudes que mal posso lembrar-me delas.

Lembro-me, sim, e muito, das minhas fraquezas. 

Dos momentos em que vacilei ante uma situação difícil. Da ajuda que neguei, omitindo-me perante um necessitado que me olhava com olhos tristes e esperançosos.

Peço, Senhor, que me ajudes a compensar meus enganos e que eu - como Tu - tenha força suficiente para fazer sempre o bem quando se apresentar a oportunidade. 

9 DEPRECIAÇÃO

Vejo tantas pessoas, todos os dias, depreciando alguém para poder elevar-se à custa dele. 

Será que eu também faço isto, mesmo sem querer?

Peço perdão se assim procedi, mesmo que tenha sido inconscientemente, pois reconheço que sou um ve-dadeiro filho de Deus, capaz de avançar por mim mesmo sem necessidade de rebaixar meu semelhante e sei que pensarei melhor da próxima vez que for tentado a cometer esse erro.

10 REALISMO

Navegando num barco a vela, três amigos viram o vento mudar repentinamente.O Pessimista praguejou, desesperado. 

O Otimista ficou esperançoso de que o vento passasse e o Realista apressou-se a ajustar as velas.

Quando enfrentamos os problemas da vida não adianta esbravejar ou ficar esperando que melhorem, é preciso ter uma atitude e adaptar-se à nova situação.
 
Certamente, assim, sofreremos sempre muito menos. 

11 EVOLUÇÃO

Todos gostaríamos de evoluir financeiramente, é claro.

Mas quantos de nós pensamos em evoluir espiritualmente?

Assim como alimentamos o nosso corpo com os alimentos físicos, para obter energia para trabalhar, certamente é necessário que alimentemos a nossa alma para que ela evolua.
 
E não há nada melhor do que fazer o bem e orar pelo próximo para que nossa alma se renove. 

12 COMPREENSÃO

Senhor, neste ano que se aproxima, espero poder compreender melhor meu próximo, evitando causar-lhe problemas ou dificuldades de qualquer espécie.

Procurarei, também, ser tolerante com os erros alheios, pois sei que muitos terão que tolerar os meus.

E, principalmente, mesmo com razão, evitarei ofender a quem quer que seja, pois assim fazendo, talvez essa pessoa, por si só, possa vir a entender o seu erro.

J Maelick
Enviado por J Maelick em 21/12/2007
Código do texto: T787499