RECANTO DAS LETRAS - SEIS ANOS



Escrevendo em ouro

 

            De Edson Gonçalves Ferreira

            Para Malubarni

 

            Quando entrei para o Recanto, de repente, não mais que de repente, sob o sopro de Deus, traduzido na figura da Fernanda Araújo, descobri uma poetisa linda que, por sinal, morava em Portugal e se chamava Maria de Lourdes Barni, assinando só Malubarni. Foi questão de momentos para, no bom sentido, com perdão do esposo dela, Miguel, o nosso Mi, nos apaixonarmos fraternalmente.

            Eu já conhecia Portugal doutroras grandezas, mas estava pronto para voltar à Terrinha, para buscar os meus antepassados no Porto e no Portugal Profundo. Através do contato com Malubarni e, entusiasmado por nossa paixão em comum: a poesia, comecei a sonhar mais com a viagem. Eu já estava viajando nos poemas da Malu que, hoje, completa seis (06) anos de Recanto.

            Raíssa Maritain disse que “As grandes amizades estão escritas no céu como os grandes amores” e, assim foi o que, justamente, aconteceu conosco: Malu e Miguel me convidaram para ficar com eles em Portugal e, quando lá estive, apaixonei-me ainda mais pela poesia de Malubarni e, através dela, descobri outros amigos e amigas poetas portugueses

            A presença de Malubarni no Recanto se traduz pela postura dela diante da vida que, graciosamente, ela consagra com seus versos. Amorosa, sincera, nobre, Malubarni é capaz de se desdobrar para ouvir e ler o outro. Sua generosidade está bem traduzida na suavidade dos versos que a consagram como uma das grandes poetisas do Recanto.

            Sua espontaneidade é tamanha que ela mesma iria escrever uma crônica para comemorar os seus seis anos de Recanto, mas através de um e-mail, contou-me o fato e, imediatamente, resolvi escrever essa crônica para consagrar o ouro dos versos da minha amada Malubarni que, por sinal, também aniversaria. Parabéns, minha querida, parabéns, continue ilustrando o Recanto com seu encanto de que eu gosto tanto, tanto, tanto.
 

 

Divinópolis, 20.04.2012