O Significado de "muito obrigado!"

O significado do "muito obrigado" é extraordinário. Não significa só um agradecimento. Não é somente uma cortesia, ou uma atitude polida, de urbanidade e civilidade. É uma reverência. É um gesto nobre que você se sentirá obrigado eternamente a essa pessoa. É uma espécie de servir na vida. Há dois tipos de pessoas com disposição para servir aos outros: os serviçais, que servem por profissão, e os humanistas, por convicção. Sempre optei pelo segundo gesto... o humanista.

O termo "Obrigado" nos chega via latim. 'Obligare'. Palavra composta por ob e ligare. Ou seja: unir (ou atar) a. (Assim como o re-ligare é ligar-se novamente a algo, e dele recebemos como herança a palavra religião.) Quando dizemos obrigado, unimo-nos a alguém, um alguém com quem temos agora uma relação de laço de retribuição. Pressupõe que aquela graça que recebemos (e pela qual somos gratos) se desdobrará em algo que entregaremos nas mãos de quem nos fez bem. Gera vínculo, carinho, cordialidade, fraternidade, humanístico... Une pessoas, une indivíduos, é quando o ser humano se desprende do humano (matéria/físico) e se torna apenas o Ser. Muito obrigado!...

Fabinho Oliveira
Enviado por Fabinho Oliveira em 11/10/2018
Reeditado em 19/12/2018
Código do texto: T6473019
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.