Mestres

15 de outubro - Dia do professor

Ontem foi o dia dedicado ao Professor, não escrevi nada ontem porque fiquei pensando: o que o professor representa na minha vida?

Até hoje guardo na memoria meus primeiros dias de colégio, tudo novo pra uma menina de sete anos (naquele tempo criança estava “madura” para ir à escola com esta idade). Iniciei no Grupo Escolar Professor Alcides Cunha, quando ele ficava na Av. Protásio Alves, onde hoje é um enorme conjunto habitacional. Bem, da professora (professor era muito raro) lembro-me dela segurando minha mãozinha, para fazer o exercício de coordenação motora. Pareciam caracóis ou ondas, era um movimento que girava, girava. O nome dela? Não lembro mais, mas do ensinamento, lembro bem.

Depois de alfabetizada, com a escola já no local onde fica até hoje, lembro-me das figuras (geralmente paisagens com personagens) coladas no “quadro negro”, que era orientada a olhar, examinar e fazer uma “composição” – hoje redação. Com isso aprendi a escrever frases e compor textos. O nome da professora? Não lembro, mas do ensinamento, lembro muito bem.

Já no “ginásio” na Escola Técnica Senador Ernesto Dorneles, eram muitos professores, lá aprendi, além das matérias básicas, a costurar, fazer tricô, crochê, pintura em tecido, entalhe em madeira, artesanato em cerâmica, básicos de gráfica (colar blocos, prensar) e cozinhar. Ah, aprendi um pouquinho de música, pois fazia parte da banda marcial. Os nomes dos professores e professoras? Não lembro, mas todo o aprendizado me permite fazer algumas “coisinhas” com minhas mãos utilizando aquelas técnicas. Então, dos ensinamentos lembro muito bem.

Na faculdade de Pedagogia na FAPA, aprendi muito do que se aprende. Aprendi (um pouco) como funcionam nossos sentidos, nossa mente, o que é didática, conteúdo, O que é conviver numa escola, como ela funciona, para que serve. Com isso, pude entender: melhor meus filhos e acompanha-los nos estudos; as outras pessoas; o que é ser uma pessoa letrada e o que é letramento. Os nomes dos professores e professoras? Lembro-me de alguns, mas todos foram importantes, porque dos ensinamentos lembro muito bem.

Se alguém que estiver lendo este texto disser que não se lembra de nenhum professor ou professora na sua formação, então é um autodidata que frequentou a escola somente para ter um “canudo”. Mesmo assim duvido que não tenha aprendido algo com um professor ou professora.

Feliz todos os dias, querido amigos professores, que o exercício dessa profissão seja cada vez mais valorizado!