ERROS E ACERTOS

ERROS E ACERTOS

Marcial Salaverry

Vejam bem amigos, a África não é só leões, elefantes, alegres aventureiros, e... africanos. Também existe alguma sabedoria lá. De minhas lembranças, trago um provérbio africano muito interessante, que diz:

Nunca são esquecidas as lições aprendidas na dor.

Quanta verdade existe nessas palavras... Realmente, ao "levarmos uma paulada na moleira", aprendemos que não devemos repetir o mesmo erro (errare humanum est, mas reincidirem em errum, burrarum est).

O interessante, é que é difícil enxergar que tal caminho, tal atitude pode magoar alguém que seja um pouco mais sensível que outros, e insistimos nesse erro, até que, por vezes ferimos esse alguém de uma forma tal que fica bem mais difícil consertar a besteira cometida. Uma resposta brusca sem razão, uma brincadeira mal colocada, por vezes magoa muito.

Agora, quando reparamos que o mal foi cometido e tratamos de corrigi-lo faz algum sentido, da mesma maneira que gostamos de ver uma mudança de atitude em quem nos magoa.

Quando sofremos algum revés, temos que ter a sabedoria de aprender a lição que a vida nos deu e, ao invés de nos lamentarmos com o azar que nos atingiu, devemos é verificar se não fomos nós os errados, ao insistir num projeto, numa atitude inadequada.

Bem crianças, fica aqui a lição trazida da África, nunca beije um leão na boca... não, não é bem essa, se bem que também é útil.

A lição é : vejam a extensão de seus erros, e procurem não repeti-los...

Veja quanta sabedoria: Envelhecer depois dos 90, é diferente do que envelhecer depois dos 50 ou 60: envelhecemos sem nos sentirmos ofendidos... Tem outra vantagem adicional, ou seja, se conseguimos "envelhecer depois dos 90, é porque chegamos lá..."

Marcial Salaverry
Enviado por Marcial Salaverry em 01/05/2005
Código do texto: T14117
Classificação de conteúdo: seguro