MEDO DA LUZ

MEDO DA LUZ

Marcial Salaverry

Li um pensamento de Maurice Freehill que merece uma análise, senão vejamos:

Quem é mais tolo: a criança que tem medo da escuridão ou o homem que tem medo da luz ?

Pergunta muito fácil de ser respondida... Claro está que o homem que tem medo da luz é muitas vezes mais tolo do que a criança que teme a escuridão.

A criança está começando a viver, portanto depende de que alguém lhe mostre o mundo. A escuridão a que nosso amigo se refere, é o que ela terá pela frente. Compete pois, aos pais, professores, etc., acender a luz para que a criança possa ter uma visão clara da vida, e possa definir do que ela deve ter ou não medo. Portanto, cabe aos adultos orientá-la no sentido de saber enfrentar todas as "escuridões" que fatalmente terá pela frente. Portanto, teme o desconhecido.

Agora, o adulto que "tem medo da luz" é muito mais tolo, pois a luz aqui simboliza a vida. Ele já teve oportunidade de discernir bem o que deve ou não ser temido, e claro está que a luz (a vida) deve ser aproveitada, e nunca temida. O medo de viver sempre induz ao fracasso. Aqueles que se encolhem com medo de mostrar-se ao mundo, por temer a luz, não vivem... passam pela vida. Obstáculos existem para serem enfrentados, rodeados, vencidos e nunca temidos.

Portanto, este infeliz teme aquilo que ele já conhece, e que lhe falta coragem para enfrentar. Fatalmente será derrotado pela vida. Passará pelo mundo, mas não viverá.

Marcial Salaverry
Enviado por Marcial Salaverry em 06/05/2005
Código do texto: T15032
Classificação de conteúdo: seguro