NITERÓI - LIMADA DA HISTÓRIA LITERÁRIA

NESTOR TANGERINI, NITERÓI E O CAFÉ PARIS

Nelson Tangerini

Nos Anos 1920, o Café Paris era o ponto de encontro de poetas e cronistas de Niterói.

Ali reuniam-se Luiz Leitão, Nestor Tangerini [piracicabano], René Descartes de Medeiros, Luiz de Gonzaga, Mazzini Rubano, Olavo Bastos, Apollo Martins, Mayrink, Oscar Mangeon, entre tantos outros.

Eram exímios sonetistas numa época em que os Modernsitas de 1922 decretavam guerra ao Parnasianismo de Alberto de Oliveira [fluminense de Saquarema, morador de Niterói], Raimundo Correia e Olavo Bilac.

Luiz Leitão e Nestor Tangerini [muito amigos] escreviam sonetos satíricos e davam continuidade à poesia satírica em língua portuguesa – tradição começada nas Cantigas Medievais Portuguesas [de Maldizer e de Escárnio], passando por Bocage, Tolentino, Gregório e Tomás Antônio Gonazaga [Cartas Chilenas].

Encontrei um caderno com anotações de Nestor Tangerini sobre o Café Paris, sobre a Niterói de 1920. A cidade fundada pelo Cacique Araribóia, nessa época, era a capital do Estado do Rio de Janeiro e uma das principais capitais do país.

Juntei essas anotações, alinhavei-as com textos meus e, penso, consegui salvar a memória literária do Café Paris e de Niterói.

Esses textos saíram em forma de crônicas e foram publicados nos jornais POLEGAR, de Novo Hamburgo, RS, O TREM ITABIRANO, de Itabira, MG, e VIA FANZINE, de Itaúna, MG. Lamentavelmente, não foram publicados jornais fluminenses, com exceção de uma crônica, publicada no jornal PROSA FLUMINENSE, de Niterói, RJ.

Niterói deixou de ser a capital do Estado do Rio de Janeiro e perdeu visibilidade. A imprensa da vizinha Rio de Janeiro pouco se importa com o que aconteceu ou o que acontece na antiga capital.

A Editora NITPRESS, de Niterói, publica, agora, todas as minhas crônicas relacionadas ao Café Paris. NESTOR TANGERINI E O CAFÉ PARIS – NITERÓI, RJ, 1920, que chega às livrarias em agosto próximo.

Missão “comprida” [com “o”]. Ainda há muita coisa a se falar e a se publicar sobre o CAFÉ PARIS.

[Texto escrito em 2010 e distribuído para a imprensa brasileira, que não deu nota alguma sobre o livro]

www.nitpress.com.br , nitpress@nitpress.com.br

www.ube.org.br

Nelson Marzullo Tangerini
Enviado por Nelson Marzullo Tangerini em 12/02/2011
Código do texto: T2787543