O que é isto, a dislexia?

Wilson Correia

Você conhece alguém que apresenta os sintomas da dislexia?

Eles referem-se à dificuldade de ler e compreender a escrita:

Há dificuldade de lidar com números e contar objetos;

Quando alguém lê o texto, mas não consegue extrair dele o seu significado, o seu sentido;

Quando a pessoa não escreve corretamente e tem imensos problemas com a ortografia;

Quando alguém posiciona letras invertidas nas palavras ou palavras invertidas na oração e na frase;

Quando a pessoa lê letra por letra, palavra por palavra, e não é fluente na leitura.

Claro que esses são apenas alguns poucos sintomas. Há uma infinidade de outros que só os profissionais que cuidam da dislexia podem ajudar a identificar.

O conceito técnico é o que segue: “A dislexia é um transtorno específico e persistente da leitura e da escrita, de origem neurofuncional, caracterizado por um inesperado e substancial baixo desempenho da capacidade de ler e escrever, apesar da adequada instrução formal recebida, da normalidade do nível intelectual, e da ausência de déficits sensoriais. O disléxico responde lentamente às intervenções terapêuticas e educacionais específicas. Porém, somente com estas intervenções adequadas pode melhorar seu desempenho em leitura e escrita. O prognóstico depende ainda de diversos fatores facilitadores como a precocidade do diagnóstico, o ambiente familiar e escolar” (Relatório Técnico do Comitê de Especialistas, IDIS, 2008). Fonte: InstitutoABCD.

Geralmente, como é na escola que a criança é mais exigida nas atividades de contar, ler e escrever, é lá que ela se vê penalizada duplamente: pela dislexia e pela incompreensão. Quatro crianças, a cada cem, passam por isso e são vítimas de bullying.

Por isso é preciso todo um grande trabalho de todos, não só dos professores, para que o problema seja identificado o mais precocemente possível. E, o mais importante, que há prevenção contra o preconceito e a segregação das pessoas que apresentam os sintomas da dislexia.

Nesse sentido, há uma petição em apoio a crianças com dificuldades e transtornos de aprendizagem no sítio Petição Pública, link <http://www.peticaopublica.com.br/?pi=P2011N14905>.

Quando cursei Psicopedagogia na Universidade Federal de Goiás, vi, de perto, o quanto qualquer gesto de auxílio a essas crianças pode significar algo grandioso para elas.

Que elas contem com a nossa solidariedade, sempre!

Link do InstitutoABCD: <www.institutoabcd.org.br>