HERRAR É UMANO

HERRAR É UMANO

Marcial Salaverry

É da natureza humana ser falível. Esse é sem dúvida um de nossos grandes desafios, o fato de saber-se passível de erros.

Quantas vezes apressamo-nos em um julgamento, seja sobre pessoas, seja sobre nossas reais possibilidades em algo que planejamos. Nessa pressa, por vezes nos equivocamos, e quando descobrimos a falha, a pobre ruminante já está atolada. Em tais casos, devemos saber reconhecer a mancada cometida, e procurar consertá-la, se ainda for possível.

Se não houver remédio, é encaixar a coisa e partir prá outra. O que não se pode fazer é ficar ruminando o erro, e se desesperar, sejam quais forem as circunstâncias.

Uma vez que a besteira foi feita, o certo é assumir as consequências, e aprender a lição, evitando, pelo menos cometer a mesma falha no futuro.

Para evitar situações como essa, é necessário ponderar bem antes de tomar certas decisões importantes na vida.

A respeito de erros e acertos, li um pensamento do célebre L’Inconnu, muito interessante:

"O maior erro que você pode cometer na vida, é o de ficar o tempo todo com medo de cometer algum. Quem decide, pode errar. Quem não decide, já errou. Existe, sem dúvida, um remédio para cada culpa: reconhecê-la .

Um dia bem empregado é melhor que uma eternidade de erros.

Em geral, chamamos destino às asneiras que cometemos.

Experiência é o nome que nós damos aos nossos próprios erros.

Todos os erros são desafios, e é aceitando e vencendo os desafios que continuamos vivos.

A mais perigosa de todas as fraquezas é o medo de se parecer fraco.

O pior defeito é julgar-se isento de defeitos.

...ERRE MUITO !!! (só não erra quem não faz!)"

L’Inconnu, decididamente é um gênio. Deu uma definição perfeita sobre o assunto.

Realmente não se pode ter medo de errar. Em certas ocasiões, sempre uma decisão terá que ser tomada. Se certa ou errada, o tempo dirá. Mas se nada for feito, se ficarmos parados apenas por medo de errar, esse sim, será um erro, porque apenas perdemos tempo em nossa hesitação e o mundo seguiu sua marcha, deixando-nos para trás.

O que devemos fazer é ponderar sobre a atitude a ser tomada, e fazer alguma coisa. Tomar uma decisão, seja ela qual for.

Algo importante, sem dúvida, é termos a capacidade para reconhecer que erramos, se errados estivermos, pois devemos saber que somos humanos, portanto sujeitos a erros.

Sabendo considerar a situação, poderemos ao menos tentar reparar o mal feito. Existem situações, em que a teimosia não cabe. Temos que saber analisar situações.

Uma coisa é realmente definitiva. A necessidade que temos de saber tomar decisões. Nas encruzilhadas que a vida nos coloca, a capacidade de decidir é importante.

Pensar rápido e certo. Aproveitar erros do passado e não mais cometê-los. Seja no julgamento de situações ou pessoas.

O grande problema, são as pessoas que não querem cometer erros. É esse o maior erro que poderiam cometer. Por não quererem correr esse risco, apenas fazem as coisas com certeza absoluta. E muitas vezes nada fazem, pois a certeza absoluta não existe. Até mesmo a matemática, chamada como Ciência Exata, tem suas falhas. Portanto, se ficarmos esperando o momento exato, a certeza absoluta, simplesmente nada faremos, e ficaremos sempre esperando o bonde passar.

Não se pode ter medo de errar. Temos é que saber julgar para diminuir a possibilidade de erros serem cometidos.

Justamente por isso, decidi ser este o momento de desejar UM LINDO DIA a todos.

Marcial Salaverry
Enviado por Marcial Salaverry em 11/05/2005
Código do texto: T16352
Classificação de conteúdo: seguro