Amor humano e leite humano.

As lágrimas misturavam-se aos sorrisos. Acabara de ter um filho, a criança viera forte e saudável, contudo, por outro lado, a fase estava complicada, a grana curta, o desemprego que lhe ameaçava, e para piorar, além do pai da criança nada assumir, ela por motivos desconhecidos, não tinha mais leite em seu seio para amamentar o filho.

A criança, sem ter consciência dos problemas da mãe, chorava de fome a plenos pulmões. Desesperada, resolveu pedir ajuda para a rádio comunitária da cidade. Sim, quem sabe lá poderiam lhe atender o pranto mais urgente. Deixou na rádio seu recado e retornou à casa. Após duas horas, teve grande surpresa, uma mulher bonita, de estatura baixa, saiu do espaçoso automóvel e bateu palmas à frente de seu singelo lar:

- A senhora é a D. Márcia? Perguntou a distinta mulher.

- Sim senhora, sou eu.

- Fiquei sabendo pela rádio que seu filho necessita com urgência de leite, acho que posso ajudar, isto é, se a senhora aceitar, é claro. Tenho um filho que conta seis meses, meus seios possuem leite para o meu e o seu filho, me sentiria feliz se pudesse amamentar seu pequeno, por favor aceite, ainda por cima, minha casa é espaçosa e você poderá ficar lá com seu garoto o tempo que precisar.

Márcia estava estupefata, lágrimas molharam-lhe a face e ela pôs-se a pensar : como alguém desconhecido poderia abrir a porta de sua casa e de seu coração à outra pessoa? Como alguém que não tinha sequer laços consangüíneos com ela poderia lhe oferecer tamanho amparo?

Márcia aceitou o convite, aliás, não lhe restava outra opção, e assim, rumaram à casa da prestimosa desconhecida . No caminho, vendo que o garoto de Márcia não parava de chorar, a bela mulher novamente surpreendeu ao amamentar o garoto, o que fez cessar o pranto do pequeno. Aquela atitude conquistou de vez o dorido coração de Márcia. Os dias transcorreram céleres e a amizade foi assim se estreitando, as conversas fluíam fáceis, a companhia era agradável, então, Márcia e seu filho foram ficando. Deram-se tão bem com a nova amiga e seu filho, que a distinta mulher acabou por contratá-la para gerenciar sua casa. As crianças cresceram juntas, tornaram-se dois irmãos, não havia diferença entre ambos, tiveram esmerada educação, e hoje, transcorridos mais de 20 anos daquela complicada fase , Marcos, um belo rapaz , formado em Direito , faz questão de dizer:

- Por bondade divina tenho duas mães; a mãe Márcia que me gerou e a mãe Constância que me amamentou.

Cara leitora, através desta singela história, onde um gesto de desprendimento trouxe alegria à uma família desafortunada, salvando inclusive a vida do recém nascido que necessitava do alimento, tomamos contato com o assunto referente à Doação de Leite Humano.

O Ministério da saúde aconselha que nos primeiros 6 meses de vida deve ser o leite materno o único alimento da criança, porquanto, é ele possuidor de inúmeras proteínas e substâncias que protegem às crianças de diarréias, distúrbios respiratórios e infecções.

O Brasil possui a maior e mais complexa rede de bancos de leite do mundo, tendo sido inclusive agraciado com o prêmio Sasakawa, em 2001, contudo ,ainda estamos longe de atingir um número ideal de coletas de leite humano. No ano de 2003, 65.769 mulheres doaram 71 mil litros de leite, que foram distribuídos para 100.960 bebês, porém, infelizmente há ainda muitos bebês que ficam sem receber a doação. Se faz necessário um maior número de mulheres doadoras, todavia, ainda há muita gente que ignora a campanha de doação de leite humano, por isso, é mister repassarmos essa campanha adiante, para quê cada vez mais e mais mulheres possam saber da importância de doar o leite materno.

E você, cara mamãe, tenho certeza que ao saber dessa iniciativa, certamente irá se sensibilizar e procurar saber mais sobre esta importante questão, porque é através de gestos de desprendimento, que consegue-se oferecer às pessoas condições para que possam crescer e se desenvolver dentro de padrões saudáveis.

Para maiores informação, acesse o site: www.aleitamento.com, e também a Associação Paulista de Medicina pelo Telefone de contato: (11) 5576-4514 ou 5086-1236, das 8h às 16h, nestes locais, você mamãe, poderá obter todas as informações necessárias para a doação de leite, ou então, para que seu filho seja beneficiado com a doação.

Pensemos nisso.

Wellington Balbo
Enviado por Wellington Balbo em 05/01/2007
Código do texto: T337037