AMANDO E CONFIANDO SEM DECEPCIONAR-SE

A vida pode ser boa apesar de tudo. Para tanto, precisamos apenas administrar cada situação. E, para administrarmos bem as situações, devemos antes conhecer a Jesus. Ele é inteiramente confiável e nos ensina a confiar sem nos decepcionar e sem acabar qualificando uns pelos outros.

Se nos decepcionamos e tememos nos dedicar aos outros, não obrigatoriamente estamos reduzindo o amor que temos pela humanidade. Podemos estar nos tornando ressentidos como forma inconsciente de proteger-nos. Tal atitude, entretanto, nos afasta de tudo e paramos de desfrutar a vida e impedir até as verdadeiras possibilidades de felicidade. Isso é sair do oito e ir direto para o oitenta.

Na verdade, a relação que devemos ter com as pessoas não deve ser entregar nossa confiança cegamente, mas confiarmos sem esperar correspondência e lealdade. Não propriamente não esperar. Devemos esperar. Só não devemos contar com isso como último recurso.

Muito foram traídas minhas expectativas em relação às pessoas. Mas isso somente quando eu tinha expectativa em relação a elas. Não deixei de ter expectativas em relação as pessoas, passei unicamente a não contar com isso como único recurso.

Não é errado ter expectativas em relação as pessoas, mas é errado querer que elas sejam infalíveis. Logo, o melhor relacionamento é amar o suficiente para não esperar nada das pessoas, mas sempre reconhecer, aceitar e ser grato pelo mínimo que fizerem.

Devemos aprender a contar só com Deus e jamais alguém nos decepcionará. Ao contrário, veremos como algumas pessoas nos surpreendem fazendo-nos o bem que jamais esperamos.

Eu não espero nada de ninguém e de vez em quando sou surpreendido com bondade inesperada. Na verdade, muitas vezes sou surpreendido com bondade inesperada e até com bondade esperada.

Sei que a humanidade toda falha, mas também sei que em muitos outros casos os indivíduos fazem coisas boas e vão muito além das expectativas. Isso depende do julgamento que eles fazem do que as circunstâncias lhes requerem.

Muitas vezes a bondade que as pessoas nos fazem não é a que esperamos, mas sim o que a pessoa sentiu no coração que devia fazer. Muitas vezes é a que precisamos.

Se nos ressentimos com as pessoas, nivelamos todos de igual modo e fechamos o coração e olhos para todos e daí nem o bem consegue entrar, pois passamos a julgar tudo preconceituosamente como mau.

Nossos irmãos e pais também falham e nos decepcionam. Todavia, continuar amando eles mesmo assim. É porque com deles aprendemos a aceitar e não esperar nada. Ao contrário, fazermos por eles o que podemos independente do que nos fazem.

Se amarmos as outras pessoas dessa mesma maneira, jamais seremos decepcionados. Jamais algo que fação ou deixem de fazer poderá nos decepcionar.

Na verdade, somente conhecendo a verdadeira personalidade de Jesus se aprende como sentir a si mesmo em relação as pessoas e como compartilhar com elas o amor que temos para lhes dar e como receber delas o amor que elas têm para nos dar.

Jesus jamais deixou de amar as pessoas. E esse é o grande exemplo dEle no livro de João, capítulo 13. Ao lavar os pés dos discípulos, ele disse o que falei até agora; que aquele que deseja ser o líder será o que mais servirá os demais e não o que será mais servido por eles.

Então precisamos aprender a amar as pessoas não pelo que elas podem nos dar de seu amor, seu cuidado e atenção, mas pelo que podemos e estamos dispostos a fazer por elas.

Pois, quem mais dá é quem mais tem. E se damos mais amor é porque temos mais amor para dar. E, se temos muito de algo, o que temos jamais abará.

Entretanto, se nosso amor esgotou é porque tínhamos pouco. E, se nosso amor era tão escasso, não podemos esperar que as pessoas tenham mais do que nós.

Todavia, se muitas decepções nos assolaram e nosso amor parece ter se esgotado, não precisamos seguir a vida como poços esgotados, sem mais água para ninguém. Se nosso amor esgotou porque tínhamos pouco, devemos procurar a fonte, a qual somente Jesus é. E somente conheceremos bem Sua forma de amar, nos tornando habilidosos em amor como Ele, se O conhecermos profundamente. E somente conseguiremos isso andando com Ele dia e noite, fazendo dEle nosso alimento e água diários.

Logo. Não existe pessoa errada para se dar amor, existe formas erradas de amar. Por isto é imperativo aprender tudo de Jesus, para aprender como amar cada pessoa. Pois, dando amor a todas de acordo com a forma correta de amar a cada uma, certamente essas nossas manifestações de amor atrairão o amor certo do coração para nós de onde jamais esperamos que viria. Daí não precisaremos nos preocupar com o amor que receberemos, pois ele virá atraído pelo amor que estamos distribuindo.

A forma correta de amar está dentro de nós, mas somente Jesus pode nos ajudar a descobri-la e despertá-la, pois ela está sufocada por nossa forma egoísta de amar. Para tanto, precisamos conhecer tudo sobre Jesus, conhecer completamente Sua mente e coração. E somente conseguiremos isso estudando a Bíblia com dedicação.

E, se desejares, posso oferecer-lhe um curso temático sobre Jesus, com metodologia e tudo e sem nenhum tipo de comprometimento com igreja ou conosco, apenas nossa amizade verdadeira.

Agora lhe ofereci o caminho para a solução e só me resta orar para que aceitas.

Wilson do Amaral