PARABÉNS! FELIZ ANIVERSÁRIO1

Chiquita Bacana ... lá de Londrina !

Uma, duas, dez, cem , mil palavras não seriam suficientes para descrever aqui, todo carinho, todo afeto, todo amor que sentimos por você. Paramos para pensar, paramos para relembrar nossas vidas. Uma dádiva de Deus para você e um presente seu para nós. Quantas lembranças. Quantos bons momentos. Quantos momentos felizes. Quantos momentos difíceis. Mas você, você batalhou. Você lutou. Incansavelmente mãe, você lutou. Muitas vezes à custa de muita dor, muitas lágrimas, muito suor misturado ao sorriso. Muito sacrifício. Muito trabalho. Muito cansaço. Até à exaustão. Mas você lutou. Sorrindo, mesmo nos piores momentos. Quantas vezes não lhe dizia, “como a Senhora pode sorrir num momento desses”? E a senhora sempre tranqüila. Sabia sair das situações amargas da vida.(Uma diplomata sem diploma) Nunca perdera a esperança. Pelo contrário, ela sempre lhe fortalecera.

Sua inteligência, sua performance cênica!

Sempre muito inteligente você, só lhe faltou lápis, mas, sabia das coisas. Quantas poesias você não nos ensinou? (A Moedinha, Boneca sueca, a da Fazenda dos Timbiras, e outras tantas!) E como você sabia declamá-las. Sua expressão corporal, sua entonação, um encanto, uma artista digna de um Oscar! E as escrevia também , nas horas de apuro, não é mesmo? Lembra da poesia que você fez para Rufina recitar na Escola? E que sua neta, Valéria, ganhou o primeiro lugar ao recitá-la também em sua escola?

Mãe!

Hoje é teu dia mãezinha/Não tenho nada pra te dar/Só tenho estes versinhos/Que quero te dedicar/Mãezinha tu és querida/Mãezinha tu és um amor/No jardim de minha vida/Tu és a mais bela flor! /Toda Noite oh mãezinha/Quando faço a oração/Eu peço à Virgem Maria/Para te dar Proteção/Virgem mãe Aparecida/Com seu manto cor de anil/Abençoai minha mãezinha/E todas as mães do Brasil! Francisca de Carvalho Palma

Sua criatividade

Sempre muito criativa você, uma artista nata! Quantas roupas bonitas você não nos fez? Lembra os vestidos bordados com sianinha e “soutache” brancos, costurados noite à dentro, à luz de lamparinas, após um dia intenso de trabalho sob sol abrasador, após eiras e eiras de café colhidas, roças e roças de arroz, fileiras e fileiras de milho, trabalhadas com nosso querido pai em meio às ervas daninhas,Maria Preta, erva de São João,mandorovás, (nossa, o seu maior horror!) picãos, juás, pó de mico ,urtigas, escorpiões e até mesmo cobras! ?-cruz credo, ainda bem que seu pai lhe ensinara a reza para espantar as cobras .Era tira e quebra – isto as afugentava e nunca fomos picados por elas! Nosso antígeno espiritual.

Sua cozinha cabocla

E os chocolates quentes nas noites geladas de inverno, ao som do violão de nosso pai,- Abismo de Rosas, Sons de Carrilhões- os requeijões – os que desprendiam da panela, elaborados com suas mães calejadas de tanto puxar água do poço ... aquele que tinha a japonesa lá em baixo!(que medo nós tínhamos!) Psicologia empírica da Dona Chica. Funcionava! E a caçarolada italiana aos domingos, (uma garrafa de leite, um pires de queijo ralado, ovos,farinha e uma dose exagerada de amor!) o arroz e feijão com azeitona de lata da venda do Seu Evaristo! Bala de hortelã, aquela de puxar, que nos lambuzava até o pescoço! Seu cural – cozido durante uma hora, para não dar dor de barriga, coberto de canela em pó, seu bolo de milho quente, seu arroz de leite com cascas de limão e canela em pedaços, , seu mingau de fubá, sua canjica , seu licor de folha de figo – juro que era melhor que qualquer licor francês - Que delicia! Só você sabia fazê-los. Só você sabia inventá-los.! Uma caipira da roça ,uma cabocla, uma mestra com talento para a mais requintada chef de cozinha!

Sua hospitalidade

E a sua hospitalidade então hein Dona Chiquita? Aos domingos todos passavam por nossa casa . Todos adoravam sua comida, seu franguinho caipira, seu tutu de feijão,as batatas doces assadas na brasa, seu torresmo, sua lingüiça de porco, seu chouriço, sua macarronada ao molho sugo(pura massa de tomate, mas o segredo era o queijo que a própria Dona Francisca fabricava e deixava curar ao sol), sua salada de almeirão ou serralha da roça , sempre frescos, colhidos ainda molhados pelo orvalho da noite e temperados com limão rosa) .Vocês eram mesmo muito queridos! Até artistas da Globo - hoje celebridades, primos de nosso pai - passaram por lá : Tio Sinhô, Reginaldo Farias, Rivanides e Roberto Farias - todos encantados com a sua hospitalidade. Nosso pai até construiu uma casinha (com privada de madeira e tudo ) para poder recebê-los melhor. Nossa casa era simples, preta, desbotada pelo tempo, pobre, sem pintura, sem luxuria, mas enriquecida por seu zelo, seu carinho, seu desvê-lo, por seu amor!

Aqueles olhos verdes...

E aqueles olhos verdes hein dona Chica? Tão cobiçados. Meu Deus, nem é bom falar neles, será que o pai está escutando? Quantas confusões não causaram? Assim como sua voz, firme, forte, limpa, afinada como uma orquestra. Quantas vezes você não cantou e encantou a todos com ela? O povo vinha em casa só pra ouvir o pai tocar com você. Que orgulho temos de vocês. Ensinaram-nos tanto sobre a alegria da vida através da música. É fácil entender a profissão que seus netos hoje estão seguindo. Estava escrito nas estrelas. Estava correndo nas veias. E eles têm o maior orgulho de vocês. Até hoje, nos orgulhamos de vocês cantando o Ébrio, Santa Terezinha, Nossa Senhora do Amparo, Luzia, Cabocla Tereza, Branca, Preta, vale tudo. O repertório é vasto e maravilhoso. Foi isto que fez de nossa família, apesar de todos os percalços , uma família alegre. De bem com a vida. Alto astral. Feliz!

VAIDADE

Você nunca foi vaidosa, só se preocupava com o trabalho e os filhos. Cara limpa, sem creme, sem pintura, sem viço . O sol escaldante, o tempo e o sofrimento foram impiedosos , implacáveis com você. Cedo, muito cedo, precocemente, suas marcas, seus vincos, suas rugas foram surgindo, e transformando a sua tez tão linda, tão sutil. Quando moça era uma verdadeira Greta Garbo! Olhos penetrantes, verdes e brilhantes, lábios carnudos, salientes, cabelos negros, cacheados . O pai sempre morreu de ciúmes de sua beleza!Para nós, filhos e netos, você continua sendo uma mulher muito linda, um exemplo, uma diva, uma deusa !

Exemplo de coragem

Você foi uma guerreira incansável. Você foi um exemplo de coragem! Lembra naquela noite fria de maio, nosso pai tinha viajado para Londrina, estávamos sozinhos, e você ouviu um barulho lá fora? Mais do que depressa, pegou o revólver calibre trinta e oito, abriu a janela e gritou:”” Se for alma do outro mundo que parta com Deus para a eternidade, se for gente viva que apareça para morrer”!. Certo que você tremia mais que vara verde, mas você enfrentou com coragem o problema. Nós ficamos calados, atônitos, surpresos com sua atitude destemida ! Êta mulherzinha corajosa hein?

Mãe, Perdão por todas as vezes que, mesmo sem querer, te magoei, não fui a filha que você esperava, não retribui o imensurável amor dedicado a mim e a nossos irmãos.

Obrigada mãe, pelos ensinamentos sábios que você nos deu. Obrigada mãe, por suas noites mal dormidas - catapora, sarampo, caxumba, ameba, varicela, lombrigas,bernes, brotoejas, dor daqui, dor dali, bicho de pé... nem sei quantas moléstias - lhe roubavam o sono e a tranqüilidade !

Obrigada mãe, por seu exemplo, por seu sorriso, por seu espírito alegre. Obrigada mãe, por sua coragem, por todas as suas preocupações, todas as suas lágrimas. Obrigada mãe, pelo seu excesso de zelo. Obrigada mãe, por sua generosidade. Por sua simplicidade. Por sua cumplicidade. Por sua humildade. Por todas as nossas vidas! Amamos você mãe. Você é a mãe maravilhosa que todo filho quer ter.

Benvinda Palma

Bemtevi
Enviado por Bemtevi em 25/08/2008
Reeditado em 25/08/2008
Código do texto: T1145274
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.