60 ANOS DA ACADEMIA PARAIBANA DE POESIA- JOÃO PESSOA, PARAÍBA

Solenidade na Academia Paraibana de Poesia- Lançamento do livro História da Academia Paraibana de Poesia- do escritor Ricardo Bezerra.

Por: M.S. cardoso Xavier

Ontem foi uma noite de gala na Academia Paraibana de Poesia. Os Acadêmicos vestidos com os fardões da Academia, instituição nova da mesma. Solenidade bem organizada pela nova diretoria, tendo como Presidente o poeta Jairo Rangel Targiino, Vice- Presidente Ricardo Tadeu Feitosa Bezerra, Maria Pires da Silva e Alice de Toledo (tesoureira e decana da Academia), Elizete Rodrigues Batista, secretária.

O principal objetivo da solenidade foi o lançamento do Livro do escritor, poeta, genealogista Ricardo Bezerra, intitulado História da Academia Paraibana de Poesia. Livro que narra documentando com fotos de época, desde que foi fundada em 1949 por Manoel dos Anjos. 60 Anos da Academia Paraibana de Poesia! Houve destaque e homenagens aos acadêmicos fundadores: Manoel dos Anjos, Helena Raposo Carneiro da Cunha, Paulo Miranda e outros. Também da geração mais nova de Presidentes da Academia, homenagem ao poeta Luiz Fernandes da Silva, por demais justa. Homenagens a poetas antigos da Academia, tais quais Viomar de Sá Leitão, Valdir Bezerra Cavalcante, Eurípedes Formiga,Guiomar Chianca, Maria José Barbosa e outros. Foram homenageadas autoridades que beneficiaram a Academia com leis e doações. Foi o caso do ex-governador de Paraíba, Tarcísio de Miranda Burity que doou na época o prédio atual da Academia. Recebeu a comenda a viúva a historiadora Glauce Navarro Burity.

Mesa foi composta das seguintes representações: Natércia Suassuna Dutra Ribeiro Coutinho, do Instituto Paraibano de Genealogia e Heráldica que também foi apresentadora do livro de Ricardo Bezerra; escritora Balila Palmeira representando a Academia Feminina Paraibana de Letras; Maurício Burity representando a Funesc; Letícia Maia Pinto Ferreira, Presidente da Fundação Casa de José Américo; o Presidente da Academia de Poesia, Jairo Rangel Targiino; cerimonial feito pela poeta Miriam Campos Leal.

O discurso do autor do livro, Ricardo Bezerra foi muito pertinente, no qual fez uma retrospectiva da Academia; o discurso da apresentadora Natercia Suassuna também foi muito especial. O Hino Nacional fora entoado bem como a Banda de Música da Cidade de João Pessoa. Esta solenidade também foi um marco das mudanças por que passa a Academia após o falecimento da antiga presidente Helena Raposo Carneiro da Cunha no ano de 2006. Esta teve o mérito de preservar a Academia por muitas décadas, mantendo reuniões semanais regularmente. Após a gestão de Helena Raposo Carneiro da Cunha, assumiu a Academia de Poesia em 2006, o poeta e escritor, orador da Casa por muito tempo, João Nunes de Castro, a partir daí operou-se muitas mudanças na mesma.

Após a prestação de Homenagens em forma de Diplomas, foi servido um café literário aos presentes e a noite de autógrafos, bem como a visitação à galeria da História da Academia no aniversário dos 60 anos da entidade.

Estiveram presentes os seguintes Acadêmicos e Sócios da Academia Paraibana de Poesia: Alice de Toledo, João Nunes de Castro, Maria Pires da Silva, Lindalva Xavier Amaro, Yolanda Queiroga, Miriam Campos Leal, Maria Helena Campos Beltrão, Maria do Socorro Ribeiro, Diana Martins, João Nunes de Castro Neto, Rita de Cássia, Ricardo Bezerra, Martinho Ramalho Leite, José Veríssimo, Luiz Gonzaga dos Santos, Jairo Rangel Targiino e eu Maria do Socorro Cardoso Xavier. Faltaram por motivo de Saúde Zilma Ferreira Pinto, Victória Chianca, José Cabral. São 40 Cadeiras com Patronos na Academia.

Estiveram presentes entre outros as seguintes pessoas e ou autoridades: Aloísio Bezerra (Juiz da Capital), Caius Marcelus (advogado), Historiador José Octávio de Arruda Melo; Historiadora Glauce Navarro Burity, Doutora em Letras e representando a ALANE Neide Medeiros Santos, Decoradora e poeta Maria do Socorro Barbosa. Perdoem-me as omissões por não conhecer todos os presentes. Em tempo: Estavam presentes as bonitas esposas do Presidente Jairo Rangel Targiino, Andréa Rangel Targiino; e a esposa do Vice-Presidente da Academia de Poesia Ricardo Bezerra, o autor do livro, ora lançado.

Após a prestação de várias Homenagens em forma de Diplomas, foi servido um café literário aos presentes e a noite de autógrafos, bem como a visitação à galeria da História da Academia no aniversário dos 60 anos da entidade.

Está de Parabéns a Academia Paraibana de Poesia pelo esforço empreendido ao longo de três anos (2006-2009) com o objetivo de reestruturá-la, culminada por esta solenidade plena de êxito, na qual se fez presente a comunidade da Cidade de João Pessoa, Estado da Paraíba. De parabéns o escritor Ricardo Bezerra por ter escrito o que estava disperso, a História da Academia Paraibana de Poesia, nos seus 60 anos de vida, preservando assim a sua memória.

maria do socorro cardoso xavier
Enviado por maria do socorro cardoso xavier em 21/08/2009
Código do texto: T1766602