Meu querido irmão, feliz aniversário!

Valentim Antonio de Sousa Neto, meu querido e amado irmão. Saiu de casa muito cedo para aventurar a vida em São Luís-MA. Casou, não teve filhos, mas adotou uma linda menina a qual pôs o nome de Bruna.

Nessa ida para a capital manteve-se distante de nós, esqueceu nosso endereço, esqueceu nosso telefone, enfim nunca mais deu notícias. E assim passamos quase dez anos sem nos comunicar. Não tínhamos a menor ideia do seu paradeiro. A única coisa que sabíamos é que sua vida financeira estava de vento em polpa. Quase enriqueceu e, por estar bem, deu as costas para a família. Tem gente é que assim, muda de vida e esquece da família.

Bem, mas o tempo passou e num determinado dia recebemos um telefonema com uma voz aflita que nos relatava o estado do meu irmão. E, creiam, não foi nada fácil ouvir a narrativa. Valentim estava agora na rua da amargura. Perdeu tudo, mas tudo mesmo, ficando praticamente sem teto, só não dormiu com a esposa e a filha ao relento porque minha tia, que também mora em São Luis, teve piedade e os acolheu. Mas o pior estava por vir: Valentim havia perdido totalmente a noção da sua existência, teve sérios problemas de saúde e esquizofrenia aguda. Foi internado, tomou remédios fortíssimos. A partir daí nunca mais perdemos contato. Até que um dia, depois de dez anos, veio nos visitar.

Confesso que não acreditava no que via, uma total transformação de aparência, física e interior. Aquele homem robusto, cheio de si, envaidecido com a vida e o dinheiro, havia se tornado na mais simples e amável criatura. Até o brilho do seu olhar tinha mudado, agora refletia um brilho de satisfação pela vida e pela família que há muito deixou e esqueceu, era um novo homem, completo, íntegro, inteiro de pés no chão e, o mais importante, estava curado. Nós o recebemos com alegria indescritível, nosso contentamento estava estampado, estávamos em êxtase. Foram momentos importantes e juntos, novamente reunidos em família, ouvíamos cada relato da sua vida. Se aqui fosse descrever, creio não caberia.

E agora, meu irmão, é meu momento de agradecer-lhe pela maravilhosa pessoa em que você se tornou, é uma bênção em nossa vida, um exemplo de ser humano, um exemplo de amigo. E por isso, quero desejar-lhe muitas, mas muitas felicidades, saúde acima de tudo e sempre disposição para seguir a vida adiante, sem esmorecer, recomeçando sempre, levantando a cabeça quando a vida te pesar nos ombros e como te digo sempre: se foi necessário perder tudo, todos os bens materiais, orgulhe-se, pois melhor perder a vida e depois achá-la. Você não está pobre, Valentim, ao contrário, adquiriu toda riqueza que qualquer ser humano almeja: o encontro com CRISTO. Ele te restaurou e te transformou em um novo HOMEM.

Parabéns!

Feliz Aniversário!

Elian Bantim
Enviado por Elian Bantim em 26/11/2010
Reeditado em 26/11/2010
Código do texto: T2639060
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.