ARIANO SUASSUNA - 84 anos...

Ariano Vilar Suassuna nasceu em João Pessoa (16 de junho de 1927), é romancista e poeta brasileiro. Um dos mais importantes dramaturgos, autor dos célebres "Auto da Compadecida" e "A Pedra do Reino", e ainda "Fernando e Isaura", seu primeiro romance é uma versão nordestina do clássico "Tristão e Isolda" e ganhou adaptação para os palcos em 2003, em Recife. Suassuna é um defensor militante da cultura do Nordeste.

Destacam-se as obras "Uma mulher vestida de sol" (1947);"Auto da Compadecida" (1955); Romance "d´a pedra do reino" e " O príncipe de Sangue do Vai-e-Volta" (1971, traduzida para o inglês, alemão, francês, espanhol, polonês e holandês), entre outras. Desde 1990, ocupa a cadeira 32 da Academia Brasileira de Letras.

Poesia:

A mulher e o reino

Oh! Romã do pomar, relva esmeralda

Olhos de ouro e azul, minha alazã

Ária em forma de sol, fruto de prata

Meu chão, meu anel , cor do amanhã

Oh! Meu sangue, meu sono e dor, coragem

Meu candeeiro aceso da miragem

Meu mito e meu poder, minha mulher

Dizem que tudo passa e o tempo duro

tudo esfarela

O sangue há de morrer

Mas quando a luz me diz que esse ouro puro se acaba pôr finar e corromper]

Meu sangue ferve contra a vã razão

E há de pulsar o amor na escuridão

Ariano Suassuna

<http://www.revista.agulha.nom.br/ari.html>

Algumas frases de Ariano Suassuna:

"Arte pra mim não é produto de mercado. Podem me chamar de romântico. Arte pra mim é missão, vocação e festa."

"A massificação procura baixar a qualidade artística para a altura do gosto médio. Em arte, o gosto médio é mais prejudicial do que o mau gosto... Nunca vi um gênio com gosto médio."

"Que eu não perca a vontade de ter grandes amigos, mesmo

sabendo que, com as voltas do mundo, eles acabam indo embora de nossas vidas."

Com admiração e carinho, um feliz aniversário,

Vanice Ferreira.

16/06/2011