NATAL, PERDÃO, LIBERTAÇÃO E RECONCILIAÇÃO

Antoni BigCuore Casagrande*

Data: Revisto 10.12.2018

Hora: 14:51 horas

Local: São Paulo,SP.,Brasil

________________________________________________________

Natal, data máxima da cristandade!. O renascimento do Menino Deus que nos redime e nos liberta de todos os nossos pecados. Momento especial para se reconciliar com os irmãos, dando-lhes o nosso perdão e também sendo perdoados.

A propósito de perdão, vou lhes dar o meu testemunho.

Para quem não sabe, eu canto num Coral Italiano e certa vez, numa apresentação, tivemos a ausência de nosso maestro. Então precisamos ensaiar em dobro para fazer um bom papel perante a platéia.

Como estava havendo muita indisciplina no grupo, eu resolvi assumir o comando por minha conta, e tenta botar ordem “na casa”. E, para resumir, a estória, acabei por me desentender com a nossa tecladista.

Eu já estava de cabeça quente aquele dia e acabei me exaltando e ofendendo-a.

Uma meia hora depois, eu a procurei e lhe pedi desculpas e esta não as aceitou. Desse dia em diante, nunca mais nos falamos.

Num determinado sábado,(2009), tivemos a noite da Pizza em nosso Clube Italiano e, à certa altura, ela “apagou”. Teve uma queda de pressão. ( ela é diabética e tem que comer de 3 em 3 horas e não o fez). Eu, naturalmente, do lado dela a socorri, abanando-a, inclusive, já que o tempo estava meio abafado.

Na quinta feira próxima passada, após o nosso ensaio, tivemos a nossa tradicional festa de confraternização entre os coralistas.

Pois bem, no final, ao nos despedirmos ela veio me agradecer pelo fato de eu a tê-la socorrido.

Suponho que ela aproveitou o ensejo para se reconciliar comigo, já que ela não aceitara as minhas escusas ao ensejo de nosso desentendimento.

Senti também grande alívio, uma vez que ela era a única pessoa com quem eu não conversava no Coral. Sou amigo de todo mundo e tinha sempre este espinho no meu sapato.

Foi mesmo a mão de Deus, e de Nossa Senhora da Salete, Reconciliadora dos pecadores, que me propiciou este momento de reconciliação!.(estou convencido disso, pois sou muito devoto Dela!).

É imperativo, para a nossa felicidade, como diz nos Evangelhos, perdoar sempre conforme o Mestre Jesus, nos ensinou.

Em Mateus, 18, 21, lemos: “Então Pedro chegando-se a Ele, perguntou-lhe “Senhor quantas vezes devo perdoar o irmão que pecar contra mim? Até sete vezes?” 22Jesus respondeu-lhe: “Não te digo até sete, mas até setenta e sete vezes”.( 1 ). À guisa de informação, lembramos que o número sete para os judeus, significa a perfeição, a plenitude.

Jesus nos dá o exemplo na cruz, quando diz ao Pai: “34Pai perdoa-lhes: não sabem o que fazem!( 2 ).

Perdoar, antes de mais nada, é uma questão de inteligência, pois ele representa massagem para o coração!. Melhora, inclusive, o nosso sistema imunológico. A glândula PINEAL libera as chamadas endorfinas, serotonina; os chamados hormônios do bem estar e do relaxamento, inclusive quando rezamos o Rosário, a referida glândula é estimulada a liberar os referidos hormônios. Existem estudos científicos, inclusive, provando essa afirmação.

Perdoar, portanto, é sempre LUCRO na saúde do corpo, no espírito e na alma!

Reflitamos sobre isto, nestes momentos que antecedem ao Natal! É o momento supremo para PERDOAR e RECEBER o perdão. Não morra com esta peso em seu coração!.

À propósito, a palavra perdão no grego vem de “aphesis”, que significa JOGAR FORA; desvenciliar-se de; LIBERAR, ou seja, jogar fora o saco de pedras que, a pessoa que NÃO PERDOA, carrega em suas costas e, sobretudo, no sistema emocional. Perdoar, acima de tudo, é uma questão de inteligência emocional!.

Se você leitor(a) tem dificuldade em perdoar, peça a Deus que lhe conceda esta graça de saber perdoar. Você irá sentir uma libertação interior jamais sentida em toda a sua vida!

Faça a experiência e se sentirá maravilhosamente bem!

________________________________________________________

(*)autor é Amigo do Bem e divulgador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Acesse e divulgue seu BLOG BEM VIVER BRAZIL - antonibigcuore.blogspot.com (autoconhecimento, espiritualidade e vida saudável) e seu link filosófico e poético: www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore

_________________________________________________________

(texto inspirado em sp.sp., 13.12.2009, domingo, às 10,20 hrs.) Alterado em 19.12.2016 e 10.12.2018.)

( 1 ) Bíblia de Jerusalém, da Paulus Editora, página 1.873

( 2 ) idem página 1.975

_________________________________________________________