Quem é o Filho? - Sl5

Findamos nosso último comentário citando parte do segundo Salmo – “Beijai o Filho, para que se não ire, e pereçais no caminho, quando em breve se acender a sua ira”.

Mas como beijá-lo sem (re)conhecê-lo? Vamos então relembrar algumas profecias messiânicas atestadas pelos principais cumprimentos do Filho de Deus em sua primeira vinda – humana e fraca.

“Pois me rodearam cães; o ajuntamento de malfeitores me cercou, traspassaram-me as mãos e os pés. Poderia contar todos os meus ossos; eles veem e me contemplam. Repartem entre si as minhas vestes, e lançam sortes sobre a minha roupa” (22.16-18).

“Ele lhe guarda todos os seus ossos; nem sequer um deles se quebra” (34.20).

“Por causa da voz do meu gemido os meus ossos se apegam à minha pele” (102.5).

“Direi a Deus, minha rocha. Por que te esqueceste de mim? Por que ando lamentando por causa da opressão do inimigo? Com ferida mortal em meus ossos me afrontam os meus adversários, quando todo dia me dizem. Onde está o teu Deus?” (42.9-10).

“Mas eu sou verme, e não homem, opróbrio dos homens e desprezado do povo. Todos os que me veem zombam de mim, estendem os lábios e meneiam a cabeça, dizendo. Confiou no Senhor, que o livre; livre-o, pois nele tem prazer” (22.6-8).

“Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?” (22.1).

“Até o meu próprio amigo íntimo, em quem eu tanto confiava, que comia do meu pão, levantou contra mim o seu calcanhar” (41.9).

“Pois o inimigo perseguiu a minha alma; atropelou-me até ao chão; fez-me habitar na escuridão, como aqueles que morreram há muito” (143.3) – falando de sua descida ao lugar dos mortos*.

“Porque sem causa encobriram de mim a rede na cova, a qual sem razão cavaram para a minha alma” (35.7).

“Eles me cercaram com palavras odiosas, e pelejaram contra mim sem causa. Em recompensa do meu amor são meus adversários; mas eu faço oração. E me deram mal pelo bem, e ódio pelo meu amor” (109.3-5).

“Príncipes me perseguiram sem causa, mas o meu coração temeu a tua palavra. Folgo com a tua palavra, como aquele que acha um grande despojo” (119.161-162).

“Mas os meus inimigos estão vivos e são fortes, e os que sem causa me odeiam se multiplicam. Os que dão mal pelo bem são meus adversários, porquanto eu sigo o que é bom” (38.19-20).

“Portanto está alegre o meu coração e se regozija a minha glória; também a minha carne repousará segura. Pois não deixarás a minha alma no inferno [original Sheol*], nem permitirás que o teu Santo veja corrupção. Far-me-ás ver a vereda da vida” (16.9-11).

“Disse o SENHOR ao meu Senhor. Assenta-te à minha mão direita, até que ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés. O Senhor enviará o cetro da tua fortaleza desde Sião, dizendo. Domina no meio dos teus inimigos” (110.1-2).

“O teu trono, ó Deus, é eterno e perpétuo; o cetro do teu reino é um cetro de equidade. Tu amas a justiça e odeias a impiedade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu com óleo de alegria mais do que a teus companheiros” (45.6-7) – citado textualmente em Hebreus 8.1-9 porém com a indicação da Pessoa retratada – “Mas, do Filho, diz”.

“Tu és mais formoso do que os filhos dos homens; a graça se derramou em teus lábios; por isso Deus te abençoou para sempre [relação com a primeira vinda de Jesus]. Cinge a tua espada à coxa, ó valente, com a tua glória e a tua majestade [relação com sua segunda vinda]” (45.2-3).

A trajetória humilhante porém vitoriosa do Filho de Deus, fica resumida na fórmula do apóstolo Paulo.

“Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas” (Ef 4.10).

Cantemos aquele velho e atual hino...

Exultai, exultai, vinde todos louvar.

A Jesus, Salvador, a Jesus, Redentor.

A Deus demos glória, porquanto do céu,

Seu Filho bendito por nós todos deu.

*se quiser saber um pouco mais sobre o lugar dos mortos durante a vigência do Antigo Testamento e agora do Novo, acesse gratuitamente o livro

https.//issuu.com/ministerioescrito/docs/o_mundo_dos_mortos