A Misericórdia e a Graça - Sl6

Interessante notarmos que, em contagem destes dois termos pelo livro de Salmos que ora analisamos, ‘misericórdia’ e suas derivações aparece 63 vezes, enquanto ‘graça’ surge apenas 6 vezes. E destas 6 vezes, somente duas podem ser classificadas como graça realmente, visto que as demais denotam o sentido de render ‘graças’.

Ainda mais interessante é sabermos que esta diferença gritante entre os termos, analisando todo o Antigo e o Novo Testamentos, permanece. Conquanto a misericórdia pudesse ser exercida pelo Pai em suas relações com a humanidade durante o Antigo Testamento e ainda antes, ela foi atrelada à graça que só poderia ser desimpedida pelo Filho em sua morte substitutiva na cruz, já no Novo Testamento no seu sangue.

Pois misericórdia é quando Deus não dá o que merecemos, numa linguagem bem simplória, e graça é quando Deus dá exatamente o que menos merecemos. Vamos citar duas passagens no Novo Testamento que ilustram nosso pensamento acima de forma bem resumida.

“Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam” (At 17.30).

“E todos nós recebemos também da sua plenitude, e graça por graça. Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo. Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, esse o revelou” (Jo 1.16-18).

Passemos aos conceitos do inspirado livro de Salmos que demonstram esta boa vontade de Deus em salvar o que se havia perdido.

“O nosso Deus é o Deus da salvação; e a DEUS, o Senhor, pertencem os livramentos da morte” (68.20).

“Louvai ao Deus dos deuses; porque a sua benignidade dura para sempre” (136.2).

“A ti, ó fortaleza minha, cantarei salmos; porque Deus é a minha defesa e o Deus da minha misericórdia” (59.17).

“Em Deus está a minha salvação e a minha glória; a rocha da minha fortaleza, e o meu refúgio estão em Deus” (62.7).

“Eu, porém, invocarei a Deus, e o Senhor me salvará” (55.16).

“Piedoso é o Senhor e justo; o nosso Deus tem misericórdia” (116.5).

“O Deus da minha misericórdia virá ao meu encontro; Deus me fará ver o meu desejo sobre os meus inimigos” (59.10).

“Justiça e juízo são a base do teu trono; misericórdia e verdade irão adiante do teu rosto” (89.14).

“Livra-me dos crimes de sangue, ó Deus, Deus da minha salvação, e a minha língua louvará altamente a tua justiça” (51.14).

“Mas a misericórdia do Senhor é desde a eternidade e até a eternidade sobre aqueles que o temem, e a sua justiça sobre os filhos dos filhos” (103.17).

“Mostra-nos, Senhor, a tua misericórdia, e concede-nos a tua salvação” (85.7).

“Levanta-te em nosso auxílio, e resgata-nos por amor das tuas misericórdias” (44.26).

“Tem misericórdia de mim, ó Senhor, pois a ti clamo todo o dia. Alegra a alma do teu servo, pois a ti, Senhor, levanto a minha alma. Pois tu, Senhor, és bom, e pronto a perdoar, e abundante em benignidade para todos os que te invocam” (86.3-5).

“Espere Israel no Senhor, porque no Senhor há misericórdia, e nele há abundante redenção. E ele remirá a Israel de todas as suas iniquidades” (130.7-8).

“Deus falou uma vez; duas vezes ouvi isto. que o poder pertence a Deus. A ti também, Senhor, pertence a misericórdia; pois retribuirás a cada um segundo a sua obra” (62.11-12).

“Lembra-te, Senhor, das tuas misericórdias e das tuas benignidades, porque são desde a eternidade. Não te lembres dos pecados da minha mocidade, nem das minhas transgressões; mas segundo a tua misericórdia, lembra-te de mim, por tua bondade, Senhor” (25.6-7).

“Eu, porém, faço a minha oração a ti, Senhor, num tempo aceitável; ó Deus, ouve-me segundo a grandeza da tua misericórdia, segundo a verdade da tua salvação” (69.13).

“Tu [antecipando a vida perfeita de Jesus] és mais formoso do que os filhos dos homens; a graça se derramou em teus lábios; por isso Deus te abençoou para sempre” (45.2).

“Porque o Senhor Deus é um sol e escudo; o Senhor dará graça e glória; não retirará bem algum aos que andam na retidão. Senhor dos Exércitos, bem-aventurado o homem que em ti põe a sua confiança” (84.11-12).

Por que não findarmos com aquele belo hino?

Em Jesus amigo temos

mais chegado que um irmão,

Ele manda que levemos

tudo a Deus em oração...