EM QUEM POSSO POR A CULPA? SUICÍDIO DE MENOR...

" Em 22 de maio de 2016, Otávio jantou, tomou banho, me deu boa noite e foi dormir. Quando foi meia noite e vinte, acordei com um estrondo!

Otávio, meu filhinho lindo, com 14 anos, se jogou do décimo terceiro andar, interrompendo sua vida, destruindo para sempre a nossa família, com a dor que essa ação nos causou.

Otávio era um menino normal, tímido, mas doce e inteligente. Tinha boas notas, tinha amigos, era amado pelas irmãs, por mim e por meu marido.

Ha dois anos passo todos os dias e noites tentando entender o que aconteceu. Converso com médicos, terapeutas, educadores, pastores... Tentando descobrir o que aconteceu...

Descobri algumas coisas, que quero compartilhar com todas as mães (e pais) de crianças e adolescentes. Porque o que esta acontecendo com nossos jovens tem atingido muitas famílias, principalmente de classe média acima...

Em primeiro ugar quero dizer que não sou a única a sofrer o que acabo de relatar. Nunca soube disso: mas Santos, a cidade onde moro, é um dos maiores índices de suicídio do Brasil. A ponta da praia, bairro de classe média alta, onde moro, concentra grande parte desses números de mortes provocadas pelos jovens.

Então, a pergunta: O que está acontecendo com nossos jovens, nossos filhos? Por que não sabemos de nada disso? Porque ficamos tão inertes e desatentos quanto a esse tipo de noticiário, achando que nunca poderá nos atingir?

((continuo depois... texto longo...) (chamada para o almoço! Dim! Dom! - Agora 13:03 horas))

((continuando a digitação do texto - agora 13:28hs))

Já que por ignorância (desconhecimento real dos fatos), não pude salvar meu filho, quero agora levar esse alerta, visando a que outros pais tomem mais atenção quanto ao que está acontecendo na vida de seus filhos.

Tenho consciência que meu filho não se matou por causa dos eletrônicos, mas por fazer mal uso da tecnologia talvez, pode ser, por falta de alto controle dele e da família. Vejamos:

1) Meu filho estudava, fazia, inglês, natação, tinha boas notas...

Achava eu que tudo ele ficar nos eletrônicos em seu tempo livre.

Mas isso significava uma hora na frente da TV; umas duas horas ebtre vídeo game e ipad e, em média mais uma hora com o celular (maior ou menos... (ALERTA!)

Médicose psicólogos dizem que até os 14 anos as crianas dever ser expostas a uma tela por no máximo uma hora.

Como se tornou tão normal que os jovens fiquem 4 vezes ou mais na frente de telas?

Pais e mães, vocês são os responsáveis por seus filhos. Não deixem. Sejam chatos, briguem, mas imponham limites aos seus filhos, nos usos dos eletrônicos. Prevenir é o melhor remédio.

(...)

Hoje sou uma mãe que chora a morte de um filho, porque ele mesmo achou demais para si mesmo, o excesso em que vivia. TIROU A PRÓPRIA VIDA. E eu, mãe, chorando amargamente, tentando aliviar a minha dor, levando essa mensagem de alerta a outros pais...

(...)"

RELATO DE UMA MÃE (que preferiu não dizer o nome- msg recebida no zap)

**********************************************************

(OBS: por ser muito longa, fiz a transcrição digitada até onde dá pra entender o significado dos excessos que muitos pais acabam levando a ocupar o espaço mental dos filhos, de tal maneira que, sem lazer que possa lhes aliviar o pensamento (como andar de bicicleta nas tardes de cada dia, por exemplo), acabam por tirar a própria vida...

**********************************************************

QUAL UMA SOLUÇÃO POSSÍVEL PARA AJUDAR AOS PAIS E AO FILHOS?

Achei que talvez falar-se de busca da espiritualidade, seria uma possível solução, para esse tema sobre suicídio e isso de modo geral.

Pela vida que levo e criei minhas filhas, e pela que vejo nas criações próximas, onde a espiritualidade está presente, considero uma boa e real saída, pra termos resultados verdadeiros...

Vejo esses resultados verdadeiros na minha vida e de minha família e na vida das pessoas religiosas com quem convivo, independente de placa de igreja...

Mas é importante a união de almas em igrejas. É importante esse ajuntamento.

Numa só fé e numa só comunhão, "olhando e buscando as coisas do alto"...

Creio que os jovens tem vida melhor, por isso, porque vejo, acompanho esse resultado positivo, com os jovens se envolvendo com a espiritualidade, com o místico, com o esotérico, com o que é ser cristão, com a bíblia!

*********************************************************

Maria Tereza Bodemer e mensagem recebida no zzap
Enviado por Maria Tereza Bodemer em 11/08/2018
Reeditado em 11/08/2018
Código do texto: T6416113
Classificação de conteúdo: seguro