S.i.M.b.O.L.i.S.M.o.¨do¨ “¨..7..¨” (sete)

Essas informações a seguir foram extraídas do portal DICIONÁRIO DE SÍMBOLOS.

ASPAS //

- Número 7

O número 7 (sete) representa a totalidade, a perfeição, a consciência, o sagrado e a espiritualidade. O sete simboliza também conclusão cíclica e renovação.

Tem uma grande importância simbólica para o mundo cristão e para muitas outras mitologias.

(...)

- Outros simbolismos do número 7

Ele tem o simbolismo de ciclo completo e de perfeição dinâmica. Cada fase da lua, que são um total de quatro, apresentam 7 dias de ciclo, então fazendo a multiplicação (4x7) são 28 dias para o ciclo lunar se completar, remetendo também à mudança e à renovação positiva.

Existem 7 chakras ou centros de energia no nosso corpo, os quais conectam mente, corpo e espírito. Para o islamismo existem sete céus e sete terras, frequentemente citados no Alcorão.

Nas histórias e mitos da Mesopotâmia o número sete simboliza mistério e apresenta caráter religioso. Para os sumérios, o sete era especial, místico e sagrado, um dos fatores para isso é porque o número é primo, ou seja, só se divide por 1 e por ele mesmo.

O número 7 também é considerado um regulador de vibrações, como se pode notar nas sete cores do arco-íris e nas sete notas da gama diatônica (Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si).

A tradição hindu atribui ao sol sete raios, sendo que seis correspondem às direções do espaço e o sétimo corresponde ao centro. Ou seja, o número remete à totalidade, assim como no arco-íris a sétima cor é o branco, que também é a junção de todas as cores.

Sete são os dias da semana, os graus da perfeição, as esferas celestes, as pétalas de rosas e os ramos da árvore cósmica.

(...)

Porém, o número sete também apresenta um simbolismo negativo no cristianismo. Ele é mencionado 77 vezes no Velho Testamento e é muitas vezes associado ao diabo. São sete os pecados capitais e sete são as áreas de purgação do purgatório.

A besta do Apocalipse, associada ao anticristo, apresenta 7 cabeças

\\ ASPAS fechadas para o DICIONÁRIO DOS SÍMBOLOS, onde também está detalhado cada um dos focos dados pelas religiões a esse número, podendo ser conferida essa abordagem de forma completa em: https://www.dicionariodesimbolos.com.br/numero-7/

::::::::::::::::::::::

Comentando aqui, o Tex.

O “7” é só um passo. A caminhada, porém, é longa e tem tudo para ser pacífica se você acreditar.

......................

Da série: “Só para os não indiferentes”