Carta a uma amiga querida,(texto recuperado)


Pelotas 15 de julho de 2005

Carta a uma amiga querida

Vera Lucia Paranhos...

26/09/52...04/11/86

21 anos sem você!!!


Ás vezes eu me acho esquisito e não vejo razão alguma para sentir-me assim, talvez por gostar do silêncio que procuro me isolar, fugir do convívio com as pessoas e me esconder em algum canto qualquer. Sei que a solidão não é um bom remédio, e, que ás vezes, nos faz até mal, deixando-nos tristes e doentes, eu mesmo já senti isso na própria pele, talvez por esta razão hoje eu tenha poucos amigos, isso não quer dizer que estou reclamando á falta de amigos, pois os poucos que me restam, valem muito para mim.
Uma vez me disseram que amizade não se encontra em uma esquina qualquer, e sim, nos corações das pessoas, e que um bom amigo, será sempre um bom amigo, mesmo separado pela distância, ou, ás vezes, até por discussões bobas. A gente se afasta, mas aquele amigo sempre fará parte de nossas vidas, pelo menos comigo é assim, pois não sei guardar mágoas ou rancores. Mas não é de mim que eu quero falar, e sim de uma grande amiga de minha infância.
Hoje sinto uma grande saudade, dessa grande amiga que tive anos atrás, aquela amiga que a gente nunca consegue esquecer. Jamais esqueci você, minha querida e inesquecível amiga Vera Lucia Paranhos , jamais esperava que em uma de minhas viagens eu a perderia para sempre, num triste acidente de carros. Vera, marcaste minha infância e minha adolescência, com aquele seu jeitinho descontraído e moleque, “era o sangue de seus antepassados Portugueses”, que a fazia assim.
Amiga, espero um dia encontrá-la por ai, para aplacar esta saudade que trago dentro de mim. Vera, minha esposa nada fala, jamais tocou em seu nome, é o jeito dela de ser, mas sei que a mesma saudade que sinto, ela sente também. Porque do mesmo jeito que me conquistou, conquistou à ela, você sempre soube disso, caso contrário jamais seria recebida em minha casa. Sinto falta de você e de uma outra amiga, ela ainda se encontra entre nós. Embora esteja distante, sua falta se faz sentir nestes anos todos eu lembro dela com carinho,e bem sabes porque, como sei que ela ainda deve se lembrar mim.
Vera onde quer que estejas saiba que este amigo te ama muito e jamais te esquecerá, porque nossa amizade era verdadeira, uma amizade sem barreiras. Nós sempre nos respeitamos como amigos, amizade esta, que as pessoas não compreendiam, apenas seus pais nos entendiam, sinto saudades deles também, (e quem não sentiria), pois eles eram maravilhosos e só deixaram saudades. Amiga meus filhos estão crescidos, e eu já tenho um bando de netos lindos, então penso como seria bom ser criança novamente. O que mais eu posso dizer, pois bem sabes que nunca fui de falar muito e tampouco de escrever, mas isso de não escrever ficou no passado, hoje consigo escrever, pois venci o medo, o medo do analfabetismo, e só por isso te escrevo esta carta, que sei que, de um jeito ou de outro, irás ler. E ao escrever esta carta, estarei te pedindo perdão por não estar a teu lado naquele momento em que partiste, e eu não pude te dizer adeus. Mas tenho Fé e esperança que me entenderás e vais me perdoar, se já não tiveres feito exatamente isso, porque eu sei o quanto é grande a pureza de seu coração.
E Deus também sabia, e por esta razão a chamou, para junto dele. Obrigado Deus por esta amiga maravilhosa que o Senhor me deu, mesmo que tenha sido por pouco tempo em nossas vidas presente. Vera, um beijo no do fundo seu coração, e como eu já disse nos encontraremos por aí, em algum lugarzinho do céu!
Deus obrigado mais uma vez por ter me dado tempo, para escrever para minha amiga!

Deus

Deus
Porque, tem que ser assim.
Pessoas...
Que, amamos nos deixam.
Para nunca mais, os vermos.
Apenas uma grande saudade.
Será tudo, o que nos restará.
Deus...
Porque não pode ser diferente.
Embora...
saiba que este é nosso destino.
Partirmos quando chegar a hora.
Por termos cumprido nossas tarefas.
Nada mais nos resta á não ser partirmos.
Deus...
Sei que não devíamos chorar.
Quando...
Alguém parte rumo ao seu aconchego.
Mas como não chorar um amigo que parte.
Como não chorar a partida de nossos pais.
Como não chorar a partida de um irmão.
Deus...
Por mais que nos digam: - não chores.
Tenha certeza...
Sempre iremos chorar.