Saudade Exponencial

Leio muita coisa, entre as quais poesias e textos de saudades.

Percebo que todos sentem suas saudades...

A saudade de meu tempo, é a mesma saudade dos que viveram muito antes de mim.

A saudade é igual, na medida em que nossas experiências ocorrem e deixam traços de ambientes e ares que insistem a permanecer indelével em nossa mente. Vai se esfumando com o tempo, vai permanecendo uma névoa...

Ora, como ter saudade igual e elas se sucedem em ambientes que se modificam, quer pela ação do homem, quer pela própria natureza, quer da iteração com outros seres de nossos momentos?

Assim, vamos somando saudades, aumentando lembranças, a minha saudade a sua, a saudade dos mais velhos, e assim vamos no tempo, com a saudade sempre exponencialmente crescendo!

Quanta saudade dá isso, se fosse possível calcular usando a matemática básica?

Ora, a saudade é aquele sentimento, ora alegre, ora triste e melancólico, que nos diz sobre o que alegrou a vida. As tristezas também pairam no pensamento, mas causam mais melancolia ainda, e, somando tudo isso no tempo, vemos que temos acúmulo de passado e futuro por acontecer. E isso, insiste em querer nos tornar refém do longínquo que se foi e não mais há de voltar e a expectativa do porvir.

Ele nos diz das decisões, das escolhas, que lá no passado foram tomadas. Caminhos que foram trilhados, uns felizes outros nem tanto, mas a mudança dos destinos não é mais possível ser refeito.

Poderá até sofrer algum reparo, na busca de destino melhor, mas, só a partir dessa nova situação, porém, nunca deixará de ser uma marca, que saudades ou lembranças deixará...

Assim, olhando os expoentes da saudade, vemos que a raiz que deixaram não mais é possível ser extraída ou calculada.

Irá conosco para outra dimensão, depositário de mais saudades ainda...

Saudades elevadas aos mais inúmeros graus, expoentes infinitos...

Marco Antonio Pereira

Insigt 22/11/2021

MARCO ANTONIO PEREIRA
Enviado por MARCO ANTONIO PEREIRA em 22/11/2021
Reeditado em 22/11/2021
Código do texto: T7391519
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.