A Graça de Deus

"Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus (Ef. 2:8)

Em Romanos 5:20, lemos: "onde abundou o pecado, superabundou a graça de Deus". Este versículo confronta conceitos religiosos arragaidos em muitas mentes. Muitos pensam assim: "Deus gosta somente de pessoas boas, Ele deve derramar mais do Seu amor e da Sua graça sobre aqueles que merecem mais". Porém, o texto acima declara exatamente o oposto: ONDE O PECADO É ABUNDANTE, DEUS DERRAMA MAIS DA SUA GRAÇA. Abundar significa sobrar, sair pelas beiradas. O pecado suja a vida do homem, mas Deus é especialista em limpar pessoas sujas( Is.1:18). Deus é gracioso!

O termo "caridade" ( o amor sublime de Deus), hoje, literalmente, significa "obra para se alcançar graça divina", por isso, é sugestivo que tenha sido trocado por amor em I CO 13. Mas,o termo graça continua gerando conceitos para se entender o seu sentido, entretranto, as pessoas, de uma forma geral, desconhece o seu real significado. De fato é difícil conceituar plenamente o que significa graça, é um mistério além da capacidade da razão. Dentre os vários conceitos do significado do termo graça, este falou profundo em meu coração: GRAÇA SIGNIFICA QUE NÃO HÁ NADA QUE EU POSSA FAZER PARA DEUS ME AMAR MAIS, E NÃO HÁ NADA QUE EU POSSA FAZER PARA DEUS ME AMAR MENOS. Maravilhoso!!!! DEUS NOS AMA COM O MÁXIMO AMOR QUE ELE PODE NOS AMAR, INDEPEDENTEMENTE DO QUE EU POSSA FAZER PARA AGRADÁ-LO. DEUS ABORRECE O PECADO, MAS AMA DE TAL MANEIRA ( AMOR INDECIFRÁVEL PELA INTELIGÊNCIA DO HOMEM) O SER HUMANO, QUE ENTREGOU SEU PRÓPRIO FILHO PELA HUMANIDADE.

Fazemos bem em querer agradar a Deus, mas não há necessidade de preocupação, pois Deus já está sorrindo para nós, Ele já está se agradando de nós. Quantos hoje se acham desqualificados para a vida, porém, é a graça de Deus que nos qualifica e não nossos esforços. O apóstolo Paulo quando escreveu para os crentes de Roma sobre o significado da graça de Deus, para que não houvesse nenhum argumento contrário quanto ao que estava ensinando, adiantou-se, dizendo como os romanos poderia confrontar o seu ensino:"JÁ QUE ONDE TEM PECADO SUPERABUNDA A GRAÇA, ENTÃO VAMOS PECAR MAIS, PORQUE QUANTO MAIS PECAMOS, MAIS GRAÇA TEREMOS". Na verdade, o que Paulo estava querendo que eles entendessem, era que se porventura tropeçarmos, o amor de Deus pelo ser humano não será alterado. Havendo arrependimento, confissão e abondono do pecado há justificação e perdão, e isto, pela infinita graça de Deus.