(II) MEDITAÇÕES EM NEEMIAS - 10. O PEDIDO DE NEEMIAS.

NEEMIAS 10 \ NEEMIAS 2:1-10.

“TOMAI TAMBEM O CAPACETE DA SALVAÇÃO E A ESPADA DO ESPÍRITO, QUE É A PALAVRA DE DEUS; ORANDO EM TODO O TEMPO COM TODA ORAÇÃO E SÚPLICA NO ESPÍRITO E VIGIANDO NISSO COM TODA PERSEVERANÇA E SÚPLICA POR TODOS OS SANTOS.” EFÉSIOS 6:17-18.

Neemias era sóbrio e paciente. Ele sabia esperar em Deus pelo momento oportuno. Desde o comunicado de seu irmão Hanani até ele falar com o rei houve um período aproximado de quatro meses. Neemias esperou o tempo de Deus, e não foi precipitado. Assim, em determinado dia que Neemias servia ao rei, este percebeu o semblante descaído de Neemias, que nunca estivera triste diante dele. Interrogado pelo rei, contou-lhe sua preocupação com muita sabedoria e com muito temor [Neemias 2:3]. Notemos que ele não falou que a cidade a que se referia era Jerusalém. Por que? Porque o próprio rei Artaxerxes no primeiro ano de seu reinado havia proibido a edificação dela e de seus muros. Portanto, Neemias foi sábio em sua resposta, e á medida que o dialogo com o rei prosseguia Neemias orava interiormente. Todas as suas respostas e pedidos ao rei tinham a forte presença de Deus com ele, e certamente foram fruto das muitas orações dele e de seus companheiros para este momento especifico. Há muito que aprender com Neemias! Sejamos homens de muita oração e de muita dependência de Deus. Por um lado oramos, e por outro, aguardamos o tempo de agir com toda sabedoria e paciência. Não sejamos precipitados em responder ou agir.Consultemos ininterruptamente nosso Senhor que habita em nosso espírito, pois Ele nos dará as palavras certas na medida certa. Este foi o segredo do êxito de Neemias diante do rei, pratique-o e terás a vitória!

Outro ponto positivo em Neemias foi o de aproveitar as oportunidades. Neemias percebeu a benevolência do rei em conceder tudo o que ele pedia. Antecipando soluções para problemas futuros, Neemias pediu cartas de recomendação ao rei para serem apresentadas aos governantes das províncias que ele encontraria pelo caminho. Faça orações especificas e terás respostas especificas, não faça acordos ou conchavos com candidatos, mas ore a Deus para que sejam eleitos os candidatos que Deus quer e, ai vá até eles no momento que Deus ordenar e as portas serão abertas. Quando Neemias pediu as cartas mesmo que alguns dos governantes quisessem opor-se, não poderiam, pois havia uma recomendação real. Pediu também materiais para a edificação, que lhe foram concedidos. Além disto, o próprio rei enviou, para proteção de Neemias, oficiais do exército e cavaleiros. Em tudo isto Neemias reconheceu a boa mão de Deus que era com ele. O que estava acontecendo era resposta clara e concreta as orações feitas por ele e seus companheiros. Todo êxito espiritual depende do quanto dependemos do Senhor nosso Deus, como bem disse meu querido amigo pastor Reginaldo na mensagem de domingo 11\06\06, precisamos orar mais, depender mais do milagres sobrenaturais do Santo Espírito de Deus. Nada provém de nossa esperteza humana. É Deus quem nos concede sabedoria, e é Ele também quem nos desperta para aproveitar as oportunidades a nós dadas. Este era o segredo de Neemias. “Mas o consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito” [João 14:26]. E ainda “Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito” [Gálatas 5:25].

Amados irmãos a próxima meditação será: “DISPONHAMO-NOS E EDIFIQUEMOS”

ARRAIAL DO CABO 12\06\06.

BY PASTOR VALDECI DO NASCIMENTO OLIVEIRA.