Sábado da 3ª. Semana da Quaresma

   Os. 6,1-6; Sl 50; Lc 18, 9-14

 

                   O profeta Oséias transmite a Palavra de Deusa ao seu povo: ”Eu quero amor, mais que sacrifícios”. O Salmista confirma a 1ª.leitura cantando no refrão do salmo 50: “Eu quis misericórdia e não sacrifício”.O Evangelista Lucas descreve satiricamente um tipo de religiosidade falsa e contrapõe-lhe afetuosamente um  tipo autêntico.O fariseu  é um personagem do relato, figura típica que se pode encontrar em todas as latitudes..O personagem está satisfeito de si e despreza os demais. Também o coletor de impostos é personagem típico. Os judeus qualificavam tais pessoas de pecadoras. Diante de Deus o publicano não rejeita o título de pecador: assume-o no arrependimento. Obtém o perdão e começa a ser justo, a estar em paz com Deus..”Feliz o homem  a quem o Senhor não aponta o delito e cuja consciência não é turva”(Sl32,1-2) .A parábola  nos ensina que o arrependimento e a confissão do pecado são uma forma egrégia de humildade..

               A parábola se dirige de cheio a nós batizados, católicos não praticantes que pelo fato de ir à Igreja julga o irmão pecador.

             Ser Santo é a principal vocação do cristão se quer ir ao céu.Portanto  nesta quaresma  busquemos o sacramento da reconciliação, façamos a confissão dos pecados e mudemos de vida.







http://www.marineusantana.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=1499582