4a.Feira da Oitava da Páscoa

 

                      Atos 3, 1-10; Sl  104(105); Lc 24, 13-35

 

                          A estrada para Emaús é a estrada da nossa fé. Os últimos acontecimentos haviam deixado os discípulos confusos. Sua fé não era tão forte ao ponto de permitir que vissem o Senhor em tudo o que tinha acontecido, nem de capacitá-los a interpretar as escrituras. Jesus é tão catequético que usa uma dinâmica especial. Ele permite que os discípulos abram os corações e falem, desabafem. Só então Ele faz a explicação da Escritura (AT) à luz da  ressurreição.À mesa eles descobrem e compreendem o mistério ao partilhar o pão Jesus ajuda-os a crescer na fé até o ponto em que eles O reconhecem em seu meio. No momento em que o Mestre os deixa, eles precisam confiar enormemente nessa nova fé restaurada. È pela fé em Jesus ressuscitado que podemos entender o sentido e a atualidade da palavra de Deus, reconhecendo na comunidade e na Eucaristia sua presença misteriosa e real. Como Pedro devemos proclamar a Palavra de Deus e realizar maravilhas, em nome de Jesus(1a leitura). . Não podemos ficar calados; precisamos como os discípulos de Emaús fazer com que nossos irmãos  entendam que Jesus está vivo no nosso meio e caminha conosco.O Senhor se lembra da sua Aliança  para sempre(Sl 104).


http://www.marineusantana.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=1540643